Primeira página da matéria da Revista "O Globo". Reprodução.
Em matéria de três páginas, com diversas fotos e imagens, a Revista “O Globo”, suplemento dominical do jornal homônimo, destacou em sua edição de 22 de agosto a construção da nova sede da sinagoga Ohel Yaacov, em São Paulo.
O repórter Gilberto Scofield Jr. entrevistou o rabino Samy Pinto e o vice-presidente da sinagoga, Abramo Douek, que informou que o novo prédio abrigará também um espaço cultural e um auditório, para que se possam debater tanto a cultura judaica como a brasileira.
Os judeus sefaradis são aqueles cujos ancestrais eram originários da Península Ibérica. Sefarad, em hebraico, significa Espanha. A Ohel Yaacov foi fundada em 1924 e é uma das mais antigas sinagogas do Brasil. Sua nova sede será inaugurada no segundo semestre de 2011 e está localizada à Rua Cravinhos, no bairro do Jardim Paulistano.
A nova sinagoga Ohel Yaacov está sendo construída na rua Cravinhos, no Jardim Paulistano, zona Sul de São Paulo. A antiga sinagoga ficava no centro da cidade e foi demolida por uma incorporadora. Com a degradação do centro paulistano, o local foi perdendo frequentadores e importância até que o grupo Silvio Santos fez oferta para comprar o terreno - o objetivo era a construção de um shopping, que depois foi trocado para um conjunto residencial, mas que não saiu do papel. As informações são do jornal Estado de São Paulo.
A relação de Silvio com a sinagoga é antiga. O apresentador tinha uma cadeira etiquetada com seu nome verdadeiro, Senor Abravanel, para assistir os cultos do templo. Foi Silvio que encontrou o terreno na rua Cravinhos para a construção da nova sede - que agora terá 2.737 metros quadrados, uma sinagoga para 580 pessoas, outra menor para 100 pessoas, e um salão de festas para 500. "Ele nos ajudou a comprar o novo endereço, além de pagar um preço simbólico pelo outro terreno, e deu o pontapé inicial na reconstrução", diz o rabino Samy Pinto. "Já concluímos 70% da obra, mas ainda há muito trabalho pela frente. A nova Ohel Yaacov não será apenas um templo para orações, mas também um centro cultural para o contato com as artes. Queremos trazer os jovens de volta".
Fonte: Conib
Nenhum comentário:
Postar um comentário