Descrição: Parashat Bereshit: não há mundo sem a Torá
O versículo primeiro do Torá nos diz que Deus criou os céus ea "Bereshit", terra que é comumente entendido como "no princípio". Rashi, no entanto, comenta que a letra "Aposta" às vezes
O versículo primeiro do Torá nos diz que Deus criou os céus ea "Bereshit", terra que é comumente entendido como "no princípio". Rashi, no entanto, comenta que a letra "Aposta" às vezes
pode significar "por causa de" ou "por causa de." a palavra "Bereshit",
então, pode ser lido para dizer, "por causa de Reshit." O termo
"Reshit", prossegue Rashi para explicar, pode se referir tanto para o
povo de Israel, ou a Torá. E, assim, logo no início, somos informados de
que o mundo foi criado por causa do estudo da Torá. A terra existe para
facilitar o estudo da sabedoria de Deus, e, portanto, teoricamente, se o
estudo da Torá deixaria de ocorrer em todo o mundo, o mundo deixaria de
existir. E, assim, segue que através do nosso estudo da Torá, que
ajudam a sustentar o mundo e garantir a sua sobrevivência em curso.
Rashi retorna a este tema mais tarde no Parasha, no final da história da criação. Depois de descrever os acontecimentos do primeiro dia da criação, a Torá conclui a seção dizendo, "Era noite e era manhã do primeiro dia." Após os eventos do segundo dia, a Torá conclui: "Era noite e era manhã do segundo dia ", e, em seguida, novamente após cada um dos dias subsequentes de criação. Rashi observa que após o sexto dia e final da criação, em vez de concluir com a frase, "Yom Shishi" ("o sexto dia"), a Torá, em vez escreve: "Yom Ha'shishi", acrescentando a letra aparentemente supérfluas "Heh ", que significa" o. "A palavra" Ha'shishi ", Rashi explica, deve ser entendida como referindo-se ao" dia da sexta ", o sexto dia de Sivan, quando recebeu a Torá no Sinai. A Torá está aludindo-nos que, embora pareça que o processo de criação terminou após o sexto dia da criação, este não é o caso. Criação foi concluída apenas alguns anos mais tarde, 2500, quando Beneh Yisrael estava no Monte Sinai e recebeu a Torá. Mesmo depois de o mundo natural estava no lugar, não foi até a Torá foi dada de que o propósito da criação foi realizada e, portanto, o mundo poderia ser dito ter chegado a conclusão.
Isso também explica a famosa observação do Talmud que quando Beneh Yisrael estava no Monte Sinai, Deus levantou a montanha sobre suas cabeças e disseram que, se não aceitar a Torá, "Sua sepultura estar lá." Se Beneh Yisrael não tinha aceitado a Torá , simplesmente, o mundo não teria continuado a existir. Desde que todo o propósito da criação era para nos observar a Torá, não haveria propósito para o mundo se Beneh Yisrael optou por não aceitar.
A questão, no entanto, surge, por que Deus esperar quase 2500 anos antes de dar a Torá? Se a Torá é o propósito da criação, por que Ele não dar à humanidade a Torá imediatamente no momento da criação?
Como todos sabemos, a observância da Torá não é fácil. Mesmo hoje em dia, quando muitos dos comandos da Torá não se aplicam devido à ausência do Hamikdash Bet, devidamente cumprimento das obrigações da Torá é uma responsabilidade imensa. É uma responsabilidade estamos felizes em aceitar, mas não há como negar que é um desafio formidável. Dada a dificuldade implicou em observar a Torá, uma fundação teve que ser colocada antes da Torá poderia ser dada. As vidas de nossos antepassados justos, dos patriarcas e matriarcas e 12 Yaakob de filhos, desde que a "infra-estrutura" que precisamos observar corretamente a Torá. Abraão Abinu, por exemplo, contida em nossa nação uma sensibilidade natural para Hesed e à devoção, altruísta inquestionável a Deus. Yishak implantado dentro de nós a noção de sacrifício. Rahel e Lia, que ficou justo apesar de ser criado na casa de Labão, legou-nos a capacidade de permanecer firmemente comprometidos, mesmo em face de influências negativas. Essas grandes figuras construídas a espinha dorsal que precisamos observar a Torá e vivem vidas de compromisso religioso genuíno.
De fato, embora tenha havido períodos em nossa história, quando nossa nação não conseguiu fazer jus às suas obrigações, e seu compromisso com Deus estava trêmula, a faísca acendeu pelos nossos antepassados justos permaneceu. A base sólida que construiu para nós sempre permaneceu e permanecerá sempre firmemente intacta. Vemos este fenômeno ainda em nossos tempos. Muitos de nossos pais ou avós, que foram criados nos primeiros anos da comunidade judaica ortodoxa na América, foram obrigados a frequentar a escola pública. Externamente, parecia que a tradição judaica não iria sobreviver nessas praias, que os alunos judeus de que o tempo iria crescer para ser indistinguível de seus vizinhos não-judeus. E, no entanto, eis que, seus netos e bisnetos agora participar yeshivot excelente e estão recebendo um profundo, educação de Torá abrangente. Esta sobrevivência da Torá compromisso contra todas as probabilidades é uma função, e prova, a fundação construída por nossos antepassados justos. Deus esperava antes de dar-nos a Torá para assegurar que esta fundação seria no lugar, garantindo assim a sobrevivência da Torá, mesmo em meio às revoltas e tumultos que iríamos suportar ao longo dos séculos.
Construir sobre esta base, o nosso trabalho é continuar sustentando o mundo através do nosso compromisso inabalável com a Torá educação e estudo da Torá. Sem ela, não há povo judeu, e não há mundo. Este é o nosso dever, a responsabilidade que é cobrado em cima de nós logo no início da Torá, que ensina "Bereshit" - que a propósito da criação do mundo é para nós nos envolver no estudo da Torá
Rashi retorna a este tema mais tarde no Parasha, no final da história da criação. Depois de descrever os acontecimentos do primeiro dia da criação, a Torá conclui a seção dizendo, "Era noite e era manhã do primeiro dia." Após os eventos do segundo dia, a Torá conclui: "Era noite e era manhã do segundo dia ", e, em seguida, novamente após cada um dos dias subsequentes de criação. Rashi observa que após o sexto dia e final da criação, em vez de concluir com a frase, "Yom Shishi" ("o sexto dia"), a Torá, em vez escreve: "Yom Ha'shishi", acrescentando a letra aparentemente supérfluas "Heh ", que significa" o. "A palavra" Ha'shishi ", Rashi explica, deve ser entendida como referindo-se ao" dia da sexta ", o sexto dia de Sivan, quando recebeu a Torá no Sinai. A Torá está aludindo-nos que, embora pareça que o processo de criação terminou após o sexto dia da criação, este não é o caso. Criação foi concluída apenas alguns anos mais tarde, 2500, quando Beneh Yisrael estava no Monte Sinai e recebeu a Torá. Mesmo depois de o mundo natural estava no lugar, não foi até a Torá foi dada de que o propósito da criação foi realizada e, portanto, o mundo poderia ser dito ter chegado a conclusão.
Isso também explica a famosa observação do Talmud que quando Beneh Yisrael estava no Monte Sinai, Deus levantou a montanha sobre suas cabeças e disseram que, se não aceitar a Torá, "Sua sepultura estar lá." Se Beneh Yisrael não tinha aceitado a Torá , simplesmente, o mundo não teria continuado a existir. Desde que todo o propósito da criação era para nos observar a Torá, não haveria propósito para o mundo se Beneh Yisrael optou por não aceitar.
A questão, no entanto, surge, por que Deus esperar quase 2500 anos antes de dar a Torá? Se a Torá é o propósito da criação, por que Ele não dar à humanidade a Torá imediatamente no momento da criação?
Como todos sabemos, a observância da Torá não é fácil. Mesmo hoje em dia, quando muitos dos comandos da Torá não se aplicam devido à ausência do Hamikdash Bet, devidamente cumprimento das obrigações da Torá é uma responsabilidade imensa. É uma responsabilidade estamos felizes em aceitar, mas não há como negar que é um desafio formidável. Dada a dificuldade implicou em observar a Torá, uma fundação teve que ser colocada antes da Torá poderia ser dada. As vidas de nossos antepassados justos, dos patriarcas e matriarcas e 12 Yaakob de filhos, desde que a "infra-estrutura" que precisamos observar corretamente a Torá. Abraão Abinu, por exemplo, contida em nossa nação uma sensibilidade natural para Hesed e à devoção, altruísta inquestionável a Deus. Yishak implantado dentro de nós a noção de sacrifício. Rahel e Lia, que ficou justo apesar de ser criado na casa de Labão, legou-nos a capacidade de permanecer firmemente comprometidos, mesmo em face de influências negativas. Essas grandes figuras construídas a espinha dorsal que precisamos observar a Torá e vivem vidas de compromisso religioso genuíno.
De fato, embora tenha havido períodos em nossa história, quando nossa nação não conseguiu fazer jus às suas obrigações, e seu compromisso com Deus estava trêmula, a faísca acendeu pelos nossos antepassados justos permaneceu. A base sólida que construiu para nós sempre permaneceu e permanecerá sempre firmemente intacta. Vemos este fenômeno ainda em nossos tempos. Muitos de nossos pais ou avós, que foram criados nos primeiros anos da comunidade judaica ortodoxa na América, foram obrigados a frequentar a escola pública. Externamente, parecia que a tradição judaica não iria sobreviver nessas praias, que os alunos judeus de que o tempo iria crescer para ser indistinguível de seus vizinhos não-judeus. E, no entanto, eis que, seus netos e bisnetos agora participar yeshivot excelente e estão recebendo um profundo, educação de Torá abrangente. Esta sobrevivência da Torá compromisso contra todas as probabilidades é uma função, e prova, a fundação construída por nossos antepassados justos. Deus esperava antes de dar-nos a Torá para assegurar que esta fundação seria no lugar, garantindo assim a sobrevivência da Torá, mesmo em meio às revoltas e tumultos que iríamos suportar ao longo dos séculos.
Construir sobre esta base, o nosso trabalho é continuar sustentando o mundo através do nosso compromisso inabalável com a Torá educação e estudo da Torá. Sem ela, não há povo judeu, e não há mundo. Este é o nosso dever, a responsabilidade que é cobrado em cima de nós logo no início da Torá, que ensina "Bereshit" - que a propósito da criação do mundo é para nós nos envolver no estudo da Torá
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