segunda-feira, 8 de julho de 2013

MÊS DE AV - SIGNO DE (LEÃO).



O mês de Leão é chamado de Av ou Menachem Av (o consolador de Av) é o quinto dos doze meses do calendário cabalista. O nome Av literalmente significa "pai" e deriva do radical que significa "querer" ou "desejar". 


Av é um período diferente, com uma característica única: a primeira metade do mês é considerada densa e a segunda metade é vista como a mais cheia de Luz e positividade de todo o zodíaco. Av é uma “contradição”.
É um mês ligado ao elemento fogo e o único mês da roda astrológica regido pelo sol. Isto significa que existe uma forte influência deste que é o único astro que contém luz própria. Um dos ensinamentos desse mês é a consciência de que dentro da escuridão há sempre uma grande Luz.
O sol tem poderes curativos essenciais, mas pode queimar, isto significa que tanto os aspectos positivos como os negativos estão muito latentes. A principal correção a ser feita em Leão é a vaidade e o desejo egoísta de receber só para si. Se não nos conectamos, ficamos sujeitos a ter esses sentimentos aumentados, podendo se tornar exacerbados e, portanto, maior do que deveriam ser.


O dia 9 do mês de Av é considerado um dia importante, no calendário cabalista, em função de diferentes acontecimentos negativos na história (o dia da transgressão dos espiões e a destruição tanto do primeiro quanto do segundo Templos em Jerusalém), cometidos, justamente, pela má conduta da influência energética do mês, traduzidos em forma de violência e caos. O grande propósito das conexões feitas em 9 de Av não é lamentar os erros do passado, mas ser capaz de transmutar a negatividade e o ódio gratuito em algo luminoso, já que neste mês temos um potencial maior de revelação de luz. O Zohar estabelece 9 de Av como o início da era do Mashiach, isso porque quanto maior a sombra, maior a possibilidade de revelação de Luz. Os cabalistas têm o hábito de fazer um jejum completo de 24 horas, com o objetivo de gerar uma restrição ao desejo de receber para si mesmo e desta forma nos aproximamos da Luz.
Já o dia 15 do mês de Av é marcado por ser o dia mais positivo do ano. Representa o amor, o desejo de doar-se, a alegria e a leveza.  Neste dia o sol e a lua estão cheios. O sol representa Zeir Anpin, o aspecto masculino do nosso universo e a lua é Malchut, o aspecto feminino – a unificação completa entre o Mundo espiritual (Zeir Anpin) e o mundo físico (Malchut).
Da mesma forma que a lua e o sol estão em harmonia, nós também podemos atrair esta união (feminino e masculino) para nossas vidas. Tu´b Av, como é chamado o dia 15, é o Dia dos namorados cabalístico. Neste dia podemos injetar Luz para nos aproximarmos de nossa alma-gêmea ou fortalecermos nosso relacionamento.



As letras que regem o mês são Kaf e Tet.



Caph representa o sol e está associada à lei do retorno, pois sua forma de ferradura retorna ao lugar de partida, em seu movimento de escrita. Isso reforça as possibilidades de percebermos os padrões repetitivos de nossas vidas e nosso caráter avaliativo.
Caph simboliza a capacidade de manifestar um determinado potencial. Cada ser humano tem um dom individual, que somente ele pode dar a vida. Este dom deve ser compartilhado com o “mundo”.
O sol é fonte de energia vital e mesmo revelando toda a sua energia nesse período. Av é considerado um mês “negativo”. Esta negatividade do mês de Av está no fato de que não somos capazes de absorver sua poderosa energia. Se nos mantivermos positivamente conectados, podemos nos tornar um canal de manifestação da energia deste período.
A letra Tet está relacionada à constelação de Leão e ao ocultamento da Luz. Tet é a única letra aberta para cima, simbolizando um recipiente capaz de conter a Luz espiritual. O termo, mais associado ao Tet é bom, pois a primeira vez que esta letra apareceu no Genesis (1:4) foi para iniciar a palavra “Tov”. O valor numérico desta letra é nove e nos conecta com a sefirá de Yessod, que manifesta toda a energia luminosa que é acumulada de todas as emanações superiores.


Através da meditação nas letras do mês podemos nos conectar com os aspectos mais positivos do período.

O leão simboliza o poder supra-racional da vontade Divina (o significado do nome Av, como foi mencionado acima). A manifestação inicial da vontade de D’us para destruir (o Templo) na verdade foi puramente pelo mérito da reconstrução (o Templo com todo seu significado espiritual e importância para Israel e o mundo inteiro) para toda a eternidade.

Nas palavras de Nossos Sábios (Yalkut Shimoni, Yermiyáhu, 259): "O leão [Nevudchanetzar, ao qual a Bíblia se refere como um leão – Yermiyáhu 4:7] veio no mês do leão [Av] e destruiu o leão [o Templo, ao qual a Bíblia se refere, especialmente no que diz respeito ao segundo, como um leão], a fim de que o leão [D’us, de Quem se diz 'o leão ruge, quem não sente medo' – Amós 3:8] vem no mês do leão e reconstrói o leão."

Este segredo está também refletido no valor numérico de aryê. Aryê em guematria = 216 = guevurá ("severidade"). Guevurá é o poder Divino responsável por tzimtzum (contração e diminuição da Divina luz e energia, como se afirma a respeito do início de Av: "Quando entra Av, diminuímos em alegria" [Mishná Ta'anit 26:]) e destruição. Mas 216 = 3 x 72. E 72 = chessed (bondade), o poder Divino que "constrói" toda a realidade, como está escrito (Tehilim 89:3): "o mundo é construído com [pelo poder de] chessed." Três vezes chessed corresponde à construção de todos os três Templos, que estão todos contidos e encontram sua consumação eterna no Terceiro Templo, para ser construído brevemente em nossos dias por Mashiach. Por este motivo, o aryê aparece à direita, no lugar de chessed, na Carruagem Divina (Ezekiel 1:10).






Estamos entrando hoje no mês de Av pelo calendário cabalístico. Av significa pai. Este é o mês do signo de Leão, regido pelo sol. O sol é o centro do sistema solar. É o único astro do sistema que tem luz própria. Todos os outros giram ao seu redor porque querem receber sua energia. O pai é o provedor da família e o leão é o rei da selva. 

Vemos que este mês tem enorme energia. Se ela será canalizada de forma positiva ou negativa depende de nós. Agir com desrespeito à dignidade humana durante este mês cria destruição. Sentir a dor dos outros e fazer o possível para ajudá-los gera o máximo de energia positiva. 

Uma ferramenta cabalística para este mês é a combinação do Tetragrama para o mês de Leão, formada pelas letras Hei – Vav – Iud – Hei. 






Copiem o Link Acima e colem no Navegador e Assistam!!!

Um Bom Mês de Av. á Todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário