quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Um Pouco sobre a Chamsá / Hamsá.

O SIMBOLISMO DA HAMSA

Hamsa (que significa cinco em árabe, referindo-se aos cinco dedos da mão) é também conhecida como Mão de Fátima, Olho de Fátima, pelos árabes, Mão de Míriam ou Mão de Hamesh, pelos judeus, e Abhaya Mudra, pelos budistas .
É um talismã usado por muçulmanos e judeus (especialmente os sefarditas), contra o mau-olhado, e pelos budistas, para afastar o medo.
Evidências arqueológicas mostraram que, primordialmente, esse seria um símbolo fenício, associado a Tanit, deusa-chefe de Cartago, cuja mão ou vulva afastava o mal. Posteriormente, o símbolo foi adotado pela cultura árabe, que teria passado para os judeus.
Atualmente, a hamsa tem sido adotada no Oriente Médio como símbolo de paz, para lembrar que o judaísmo e o islamismo têm as mesmas raízes.



A hamsá (árabe: خمسة, chamsa – literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão) é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islã como um amuleto contra mau-olhado. Também é conhecida pelos nomes chamsá, mão de Deus, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh. Frequentemente, possui o desenho de com olhos, pombos,peixes e estrelas de Davi para fortalecer sua crença. Em certas hamsás existem inscrições em hebraico, como a Shemá Israel, por exemplo

 Hamsá / ChamsáLiteralmente"Cinco


Nenhum comentário:

Postar um comentário