segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As Leis da Bênção Sacerdotal



Por Eliezer Wenger

O que é:
Os descendentes de Aharon (O Cohen, plural Cohanim), o Sumo Sacerdote no Templo Sagrado (e irmão de Moshê), são ordenados a abençoar os judeus numa bênção diária, como está escrito: “E o Eterno falou com Moshê, dizendo: Fala com Aharon e aos seus filhos, dizendo, assim deverás abençoar os filhos de Israel…”

Atualmente, embora haja vários costumes sobre isto, como a bênção diária no Muro Ocidental e as bênçãos no Shabat em toda a terra de Israel, o costume seguido pela maioria é a bênção Sacerdotal somente nos Dias Festivos, mesmo se um deles cair no Shabat. Estes incluem os dois dias de Rosh Hashaná, Yom Kipur, os dois primeiros dias de Sucot, Shemini Atseret, Simchat Torá, o primeiro e os dois últimos dias de Pêssach e os dois dias de Shavuot. Exceto por Simchat Torá, quando é feita durante os serviços matinais, em todas as outras ocasiões é feita durante a repetição de Mussaf Amidá.


O Quorum:

Para recitar a Bênção Sacerdotal, deve haver dez homens presentes e os Cohanim estão incluídos como parte dos dez.

Quanto à repetição da Amidá, o cantor pode completar a repetição, mesmo que alguns dos dez tenham saído na metade e haja menos de dez restantes. Sob essas circunstâncias, a Bênção Sacerdotal não deve ser recitada. Esta é uma mitsvá independente que exige a presença de dez.


Mesmo que haja nove Cohanim e um seja israelita, a Bênção Sacerdotal ainda é recitada.


Preparações para a Bênção:

  • Os Cohanim removem os sapatos antes de fazer a Bênção Sacerdotal e os sapatos devem ser colocados sob os bancos ou equivalente, de forma a não ficarem visíveis1.
  • É necessário para os Cohanim lavar as mãos até os pulsos antes da Bênção Sacerdotal. Não se recita bênção para esta ablução. Esta ablução precisa ser feita antes da bênção de “retzê”.
  • A partir do instante em que eles recitam a bênção sobre a ablução das mãos (Al Netilat Yadaim) pela manhã depois de lavarem as mãos, os Cohanim devem tomar cuidado para que suas mãos não entrem em contato com locais que possam exigir que eles façam uma bênção quando lavarem as mãos. Mesmo que as mãos da pessoa entrem em contato, a bênção não é recitada2.
  • É costume que os levitas lavem as mãos dos Cohanim. Se não houver levitas presentes, então o primogênito de uma família deve fazer a ablução. Aqueles que lavam as mãos do Cohen devem primeiro lavar as próprias mãos. Se não houver levitas ou primogênitos disponíveis, então os Cohanim devem lavar as próprias mãos em vez de tê-las lavadas por outros judeus3. As mãos dos Cohanim são lavadas da mesma maneira que se faz antes de comer pão, três vezes seguidas em cada mão.
  • Os Cohanim devem começar a ir para a frente da sinagoga antes do final da bênção “retzê”. Como ele começou a ir antes de retzê, mesmo que não chegue ao local até o fim de Modim, é aceitável. Se, no entanto, ele não começou a ir antes do final de “retzê”, ele não sobe mais para fazer a bênção. Se ele subir, não é dispensado4.
  • Solteiros que pedem emprestado o talit de outros para usar para a bênção não recitam uma bênção sobre o talit. É correto que eles tenham em mente não adquirir o talit e este está apenas sendo emprestado.
  • Usar um talit pertencente à sinagoga, no entanto, cria problemas. Portanto ele deveria ter em mente quando colocar o talit que o está colocando por respeito, e não pelo propósito de usá-lo, e deve ser cuidadoso para removê-lo da maneira adequada logo após as bênçãos5.

Como:
O chazan chama “Cohanim” no início da bênção somente se houver pelo menos dois Cohanim acima da idade de bar mitsvá. Se houver apenas um Cohen, mesmo que haja mais jovens Cohanim, eles começam com a bênção e não esperam que o cantor diga “Cohanim”.

Embora o Cohen tenha dito a Bênção Sacerdotal uma vez naquele dia, ele pode fazê-lo uma segunda vez se esteve num outro serviço de preces onde a bênção Sacerdotal está sendo recitada.


Se um Cohen não deseja recitar a Bênção Sacerdotal por algum motivo, ele deve sair da sinagoga antes da bênção de “retzê” e ficar fora até depois da Bênção Sacerdotal
6.

Onde:

  • A congregação que está recebendo as bênçãos deve ficar de frente para os Cohanim, seja diretamente em frente ou no lado direito ou esquerdo. No entanto, aqueles que estão de pé atrás dos Cohanim não estão incluídos na bênção7.
  • Os Cohanim começam dizendo a bênção com o rosto voltado para a congregação8.
  • Todos os Cohanim precisam recitar a bênção juntos e não um dizê-la em nome dos outros9.
  • Os Cohanim devem ficar de pé enquanto recitam a bênção Sacerdotal, porém os membros da congregação que recebem a bênção podem sentar, se for necessário ou desejado10.

A Bênção:
Após o cantor dizer em voz alta a palavra “Cohanim”, ele então diz baixinho as palavras “am kdoshecha ka’amur11.”

O cantor diz uma palavra por vez da bênção, após a qual os Cohanim a repetem e depois de cada verso a congregação responde Amen
12.

Os Cohanim não podem começar a bênção até que o cantor termine de chamar os Cohanim.

O cantor não pode começar o versículo seguinte da bênção (“yevorechecha”, “ya’eir”, etc.) até que os congregantes terminem de responder o respectivo Amen.

Os Cohanim não podem começar a repetir a palavra até que o cantor tenha terminado. O chazan da mesma forma, não pode começar a nova palavra até que os Cohanim tenham terminado de dizer a palavras anterior, Os congregantes também não podem responder “Amen” até que os Cohanim tenham terminado de dizer a palavra daquele versículo.


O cantor não pode começar “Sim Shalom” até que os congregantes terminem o “Amen”. Os Cohanim começam dizendo “Ribon Há’olomim” assim que o chazan começa “Sim Shalom.”


O cantor pode responder o “Amen” depois da bênção dos Cohanim e dos versículos
13.

A Congregação Durante a Bênção:

Não se deve olhar para os Cohanim durante a Bênção Sacerdotal. Portanto, é costume cobrir o rosto com o talit.

Solteiros que não tenham um talit e mulheres na seção feminina que não possam se cobrir com um talit, devem desviar seu olhar pode ser olhando apenas para o livro de preces ou para baixo, de maneira a não olhar para os Cohanim durante as bênçãos.


Leis Adicionais:

• Um Cohen que não tenha rezado ainda e chega à sinagoga onde estão preparados para a Bênção Sacerdotal deve participar da bênção. Se no entanto ele temer que por causa disso ele possa passar da hora para a prece Amidá, ele deve sair da sinagoga e rezar ali fora14.

  • Se na primeira vez que ele abençoou naquele dia ele era o único Cohen e agora tem a oportunidade de abençoar novamente com mais de um Cohen, ele deve fazer todos os esforços para participar com eles15.
  • Dois Cohanim que desprezam um ao outro têm permissão de fazer a bênção juntos16.
  • Os Cohanim devem ser cuidadosos e não beber qualquer líquido intoxicante antes das bênçãos17.
  • Um Cohen que esteja no ano de luto pelo pai ou pela mãe não sobe para abençoar. O mesmo se aplica a outros parentes que estejam no trigésimo dia (Shloshim) do período de luto. O Cohen não sobe mesmo que não haja outro Cohen na sinagoga. Ele deve sair da sinagoga antes da bênção de Retzê. E no entanto se o enlutado for chamado antes do final de Retzê, ele deve ir.
  • Em Israel, onde eles abençoam todo dia, o enlutado deve fazê-lo também, exceto durante o período de sete dias de luto18.
  • Um Cohen que é pecador mesmo assim pode subir para a bênção. Os únicos pecados que podem desqualificar um Cohen da bênção são violacões dos mandamentos que afetam os Cohanim, como um Cohen casado com uma divorciada, uma mulher que recebeu chalitzá ou uma convertida; ou um Cohen que se impurificou tocando em cadáveres que não sejam membros da família imediata, pelos quais ele pode se tornar impuro19.
  • O cantor não pode recitar “Ribono shel Olam”20.
  • Se após o término das bênçãos, o cantor ou outra pessoa notar que o chazan não disse “Yaale V’Yavo”, ele deve voltar a Retzê. Por causa disso eles farão novamente as Bênçãos Sacerdotais. Os Cohanim não têm de abençoar uma segunda vez, no entanto o cantor deve recitar as bênçãos como faz durante a repetição regular da Amidá. É apropriado, no entanto, que os Cohanim recitem a bênção uma segunda vez, mas sem as bênçãos anteriores21.

Notas
1 – A. R. S. A. O. C. 128:6,7
2 – Ibid. 128:8,9
3 – Ibid. 128:10
4 – Ibid. 128:12,13
5 – Piskei Teshuvot vol. 2, 128:53
6 – Todos os acima são do S. A. O. C. Siman 128 do Alter Rebe.
7 – A. R. S. A. O. C. 128:37
8 – Ibid. 128:17, Sidur, veja nota 166 na nova edicão de A.R.S.A.
9 – Ibid. 128:17
10 – Ibid. 128:23
11 – A. R. O. C. 128:16. Sobre a recitação dessas três palavras pela congregação, o Ktzos Hashulchan em Badei HaShulchan 23:15 escreve que há aqueles na congregação que o dizem, no entanto ele enfatiza que o Eliyahu Rabah argumenta sobre isto e declara que os congregantes não devem dizer estas palavras.
12 – A. R. S. A. O. C. Ibid. 24
13 – Ibid. 28:30
14 – A. R. S. A. O. C. 128:42
15 – Badei HaShulchan 23:47
16 – A. R. S. A. O. C. 128:19
17 – Ibid. 128:51. Por este motivo, Birchat Cohanim em Simchat Torá ocorre durante os serviços matinais.
18 – Ktzos Hashulchan 23:25
19 – Ktzos Hashulchan 23:28
20 – A. R. S. A. O. C. 128:58
21 – Ibid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário