segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desperdício



23 de Tamuz, 5771 – 25 de julho 2011

Não É Seu!

“Recicle, reduza & Reutilize” tem raízes profundas na tradição judaica. Antes mesmo do Greenpeace entrar em cena, a Torá já tinha mapeado uma ética ambiental. Está tudo no versículo em
Devarim (20:19)

“Quando sitiares uma cidade por muitos dias para empreender guerra contra ela e capturá-la, não deves destruir suas árvores.”
Os Rabinos do Talmud explicaram: “Se durante os tempos de guerra estamos proibidos de cortar as árvores do inimigo, então certamente não podemos destruir árvores produtivas em tempos de paz.”

E não apenas as árvores. Destruir ou arruinar alimentos, roupas, vasilhas, plantas, fontes de água, ou qualquer outra coisa que poderia ser de algum beneficio a alguém está fora dos limites, mesmo que não tenha dono.

“Mas é meu!” grita um destruidor de vasos. “Por que não posso fazer aquilo que quero com minha propriedade?”

“Mesmo assim, isto não é preservação em prol da preservação. Quando não há maneira de consertar ou construir exceto destruindo algo que está no caminho, então destruir é na verdade construir. Por exemplo, se uma árvore frutífera não está mais produzindo o suficiente ou está impedindo o crescimento de outras árvores, pode ser abatida. Se você está planejando construir uma casa, pode cortar as árvores para lançar os alicerces. Se uma árvore está bloqueando uma janela, você pode removê-la.

Mesmo assim, há limites para o que é considerada destruição produtiva. Por exemplo, quebrar um vaso de cristal para demonstrar aos seus filhos o quanto você está aborrecido pelo seu comportamento errado, não é considerado produtivo para estes propósitos. [você perde o vaso e... o respeito de seus filhos!]

“Mas é meu!” grita um destruidor de vasos. “Por que não posso fazer aquilo que quero com minha propriedade?”

A resposta, segundo a Torá, é que aquilo não é realmente sua propriedade. Você não a criou. Tudo que você possui lhe foi dado com um propósito Divino. Não é seu para desperdiçar – está em sua posse para usá-lo para o bem. Tudo que D'us fez em Seu mundo, dizem os Sábios, Ele criou para Sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário