terça-feira, 6 de setembro de 2011

Família


Sua esposa: A Rebetsin HaTsidkanit Chaya Mushka aleha hashalom, de bendita memória. Nasceu em Shabat, 25 de Adar de 5661 (1901), na cidade de Lubavitch. No ano de 5687 (1927, quando seu pai, o Rebe Yossef Yitschac, foi preso) viajou com ele de Leningrado a Kostrama. Foi a primeira a transmitir telefonicamente a notícia da salvação do Rebe de Kostrama para a casa paterna. Nela se cumpriu, durante toda sua vida, o versículo que diz: "a glória da filha do rei está em seu interior". Em seus últimos anos se dedicou à mivtsá de Nerot Shabat Codesh (Neshek), e também foi intensamente ativa no Ten Yad LeHachnassat Calá (instituição de ajuda às noivas); faleceu quarta-feira, 22 de Shevat, Parashat Mishpatim, no ano de 5748 (1988), e foi enterrada no Cemitério de Chabad em Nova York.

Seu pai: HaRav HaGaón HaRav HaChassid HaMefurssám*, HaMecubál** Rav Levi Yitschac. Nasceu em Podobranca em 18 de Nissan, de 5639 (1878). Casou-se com a Rebetsin Chana em 13 de Sivan de 5660 (1900). Desde 5669 (1909) foi Rabino-chefe em Yekaterinoslav, Ucrânia, durante trinta anos. "Se entregou ao estudo da Torá (tanto niglé como Chassidut) e às suas mitsvot, e à promoção da observância comunitária de Torá e mitsvot, e em 5699 (1939) foi preso e exilado para o Casaquistão — motivo pelo qual sofreu imenso padecimento, até o ponto de entregar literalmente sua vida em Menachem Av, 20, 5704 (1944)– ascendendo sua alma ao céu enquanto estava no exílio ." Está enterrado em Alma-ata.
O pai de Rav Levi Yitschac foi HaRav HaChassid Rabi Baruch Shneur; seu pai foi HaRav HaGaón Rav Levi Yitschac, Rabino de Podobranka e de Beshenkowits; seu pai foi Kvod Kedushat HaRav HaKadosh HaRav HaChassid Rabi Baruch Shalom, primogênito do Rebe "Tsemach Tsedek".

Sua mãe: Rebetsin Chana, nasceu em Romanovka em 28 de Tevet, 5640 (1879). Já na sua infância reconhecia-se suas habilidades e delicadeza especiais. Extremamente inteligente, esforçou-se e ocupou-se em auxiliar seu esposo que trabalhava com auto-sacrificio pela manutenção e divulgação de Torá e mitsvot. Em 5699 (1939) quando seu esposo foi preso, uniu-se a ele no seu exílio com auto-sacrifício e o auxiliou, produzindo tinta apartir de ervas que colhia para que ele pudesse registrar sobre seus livros, seus extraordinários chidushim (que trinta anos depois foram publicados com o nome de Likutei Levi Yitschac e Torat Levi Yitschac). Em 5707 (1947) saiu da Rússia comunista para Paris (trazendo consigo manuscritos de seu marido) e de lá viajou com seu filho — o Rebe (que veio especialmente para encontrar-se com ela) — para Nova York. Durante dezessete anos que viveu em Nova York muitos vinham desfrutar de seus conselhos e orientações, receber seu apoio e benção. Empenhou-se muito nas três mitsvot femininas ligadas ao seu nome Cha[lá — cashrut], N[idá — pureza familiar] e Ha[dlacá — velas de Shabat e Yom Tov]. Em Shabat, no dia 6 de Tishrei, no fim da tarde [minchá] de 5725 (1964), faleceu e está enterrada em Nova York.
Seu pai foi HaRav HaGaón HaRav HaChassid Rabi Meir Shlomo HaLevi Yanovsky, Rabino de Nikolayev; seu pai foi HaRav HaGaón HaRav HaChassid Rabi Israel Leib Yanovsky, e sua mãe foi Rebetsin Beila Rivká – filha de HaRav HaGaón HaRav HaChassid Rav Avraham David Lavut, Rabino de Nikolayev e autor de Shaar HaKolel, Kav Naki e outras obras. Sua mãe (a da Rebetsin Chana) foi a Rebetsin Rachel, filha de Rav Yitschac Poshnits, Rabino de Dobrinka.

Seus irmãos: 1) HaVatik VeChassid, lsh Yeré Elokím, Navón umaskil, Baal Midot, Dovber. Nasceu na cidade de Nikolayev. Viveu em Yekaterinoslav. Durante o Holocausto foi assassinado pelos nazistas enquanto se encontrava na cidade de lguern, próxima a lekaterinoslav.
2) HaVatik VeChassid, lsh Yeré Elokím, Navón umaskil, Baal Midot, Israel Arie Leib, de bendita memória. Nasceu em 16 de Sivan (?) do ano 5669 (1909), na cidade de Nikolayev. Permaneceu certo tempo em Leningrado. Foi muito querido pelo Rebe Yossef Yitschac – que mostrava para ele especial afeto – e também foi querido pelos Chassidim, que o rodeavam e incitavam com questões de halachá e Chassidut. Muitas perguntas foram encaminhadas a ele. No ano de 5692 (1932) abandonou a Unão Soviética e se estabeleceu na Europa (Berlim). Logo após foi a Êrets Israel, onde se casou. Durante seus últimos anos permaneceu na cidade de Liverpool, Inglaterra. Faleceu prematuramente em 13 de lyar de 5712 (1952). Por pedido do Rebe, seu féretro foi trasladado a Êrets Israel e jaz na cidade santa de Tsfat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário