sábado, 5 de novembro de 2011

Nascido de pai judeu, Sou judeu?

Sou filho de mãe não judia. Meu pai é judeu. Gostaria de saber se posso considerar-me judeu. Meu judaísmo é muito mais sincero e atuante que o de muitos "judeus naturais" que conheço. O fato de eu me sentir e praticar o judaísmo do fundo da minha alma não representa nada? Como uma conversão ortodoxa deve ser feita e como ocorre no Brasil ? Que diferença faz, na prática, se eu me mantiver na situação atual, não me converter, e continuar praticando meu judaísmo?

RESPOSTA:
Claro que sentir e praticar o judaísmo do fundo de sua alma representa muito!
Significa que se você abraçou o judaísmo como seu verdadeiro e único guia de vida, certamente está disposto a lutar agora para oficializa-lo, ou "legalizá-lo". É necessário mante-lo de forma que seja aceito e reconhecido por todos, em qualquer lugar do mundo, mas principalmente por D'us, que nos deu a Torá e estabeleceu que para ser judeu, deve-se nascer de ventre judeu ou converter-se, conforme a Halachá.
Infelizmente este é o preço que muitos filhos ainda pagam pelo casamento misto de seus pais: o de ter que optar a certa altura de suas vidas e ter que enfrentar o fato de ser necessário uma conversão para tornar-se judeu. Só sentir não basta.
Mas se você é convicto em D'us, na Torá Divina e em suas diretrizes a resposta se encontra na mesma fonte: para tornar-se judeu é necessário praticar as 613 mitsvot (Shabat, Cashrut, tefilin, etc).
A conversão deve ser realizada sob a orientação de um rabino ortodoxo para que tenha validade e siga as orientações de nossos sábios, conforme estabelecido pela Torá.
Não basta uma pessoa sentir-se judia; ela deve tornar-se judia, através do recebimento de uma neshamá, uma alma judaica, e isto só se torna possível através de uma conversão válida e criteriosa, após passar por diversas etapas que a preparam para a conversão entre as quais o estudo e prática da Torá, sob a orientação de um rabino ortodoxo competente.
Caso ela mantenha-se judia ou judeu "de coração", não poderá casar-se com judeu, ser enterrada em cemitério judaico, ter reconhecido o cumprimento de suas mitsvot, não poderá frequentar sinagoga – pertinentes somente a judeus, etc..
Esperamos ter lhe ajudado, e embora não seja uma tarefa fácil, se você ama o judaísmo deve estar disposto a transpor todas as barreiras e vencer todos os obstáculos para chegar lá: tornar-se judeu de corpo e alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário