domingo, 28 de abril de 2013

Festa de Lag BaÔmer


Lag BaÔmer

A festa de Lag BaÔmer é uma pausa no 33º dia da “Contagem de Ômer”, período marcado pela tristeza e que tem início no 2º dia de Pessach. Ocorre no dia 18 de Iyar. Recorda não só a luta de Bar Kochba e dos discípulos de Rabi Akiva contra os romanos, como também a epidemia que matou muitos de seus alunos.

Lag BaÔmer festeja a interrupção dessa terrível epidemia. Durante a contagem do Ômer, fica proibido o corte de cabelo, em sinal de luto, e a realização de festas. Em Lag BaÔmer, são realizados piqueniques no campo, brinca-se de arco e flecha como os soldados de Bar Kochba. À noite, costuma-se acender uma grande fogueira. No dia anterior, visita-se o túmulo do mestre Shimon Bar Yochai,em Israel.

Algumas famílias judias costumam cortar os cabelos de seus filhos só após o mesmo completar três anos, que é a cerimonia de Opsherenish (corte de cabelos). A partir de então, considera-se que a criança inicia uma nova etapa de sua vida, no judaísmo. Após o cumprimento desse “rito de passagem”, o garoto recebe seu primeiro par de tsitsit (franjas) e kipá (solidéu), enquanto as meninas começam a acender suas velas de Shabat. Nessa ocasião, introduz-se a criança ao estudo da Torá, com balas e mel, para que sempre associe este ato com algo doce e prazeroso.

Em Meron, onde está sepultado o Rabi Shimon Bar Yochai, a cada Lag BaÔmer, acontecem centenas de cerimônias de corte de cabelo. Ter seu opsherenish, no local onde Rabi Simon Bar Yochai teve seu repouso final é tido como uma maravilhosa bênção para a criança.

Fonte: Livro de Na’amat Brasil “Festas Judaicas e suas Tradições” - Pag 56


Nenhum comentário:

Postar um comentário