terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Purim é Comemorado em Santos Na sinagoga Beit Jacob

No ultimo Domingo dia 24-02-2013 as 16:00 hrs, a Comunidade Judaica de Santos SP, se reuniu com muita alegria, muita paz, Para a Comemoração da Festa de Purim, Muito alegre a Comunidade Santista, se reuniu para ouvir a Leitura da Meguilat de Ester.
Após vou servido aos nossos olhos e Ouvidos uma maravilhosa apresentação, que encheu nossos corações!


Seguimos então para um Maravilhoso Kidush! As fotos mostram a alegria da Data!!!



















Chag Purim Sameach!!!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Curiosidades! Diferenças entre judeus Askenazi e Sefarad


CURIOSIDADES:


A MESA QUE SE ENCONTRA NO CENTRO DA SINAGOGA, PARA OS JUDEUS ASKENAZI ELA SE CHAMA: BIMAH, PARA OS JUDEUS SEFARAD, ELA SE CHAMA TEVAH.



OUTRA DIFERENÇA É A SEGUINTE, GERALMENTE JUDEUS ASKENAZI USAM O ROLO DA TORA, E LEVAM ELE A BIMAH E LÊ ELE DEITADO, DE UMA FORMA HORIZONTAL, ISSO REPRESENTA QUE ESTA SE ESPALHANDO AS BENÇÃOS PARA O MUNDO INTEIRO.
DIFERENTEMENTE OS SEFARADIM, LÊ A TORAH NUM CASE O QUAL FICA EM PÉ NA TEVAH, VERTICALMENTE, ISTO REPRESENTA QUE, SE ESTÁ CONECTANDO O SR. HUMANO COM D'US!!!






terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Eu fui abençoado!


"Um homem pode ser pobre se tratando de bens materiais, porém se D'us lhe dá a benção dele ser abençoado com uma boa esposa, ele não se sentirá carecendo de NADA."
(MENORAT HAMEOR)

Eu recebi esta graça!


Só tenho a agradecer por tudo a a minha amada esposa Fernanda Friedman Muszkat!



Se prepare para Purim!

Purim está chegando! E existem 4 coisas que todos devemos fazer:


Leitura da Meguilá: o livro que relata a história do milagre de Purim.


Matanót Laevionim: a doações aos pobres que deve ser realizada durante o dia para, pelo 

menos, duas pessoas pobres ou colocar na tzedaká o valor semelhante ao gasto em uma 

refeição.

Mishloach Manót: o costume de enviar presentes de alimentos à pessoas necessitadas ou à 

amigos.

Seudat Purim: realização de um Banquete de Purim que inicia-se antes do pôr-do-sol e 

termina após o anoitecer.



Em Purim giramos um artefato barulhento, mais precisamento um "reco-

reco", para apagar o nome do perverso Haman.


Purim celebra o fato de que nosso relacionamento também permeia os 

detalhes mais simples e mais cotidianos de nossa vida.


E ai já comprou seu Reco - Reco???


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

As Mitsvot de Purim

As Mitsvot de Purim
OUÇA A LEITURA DA MEGUILÁ
Para reviver os milagrosos eventos de Purim, ouvimos a leitura da
Meguilá (Rolo de Ester), este ano (2013), sábado à noite, 23 de fevereiro e domingo 24 de fevereiro, durante o dia. As duas leituras são obrigatórias.
Quando o nome de Haman for mencionado faz-se barulho com o reco-reco.
A leitura é ouvida atentamente para que nenhuma palavra seja perdida.

PRESENTEIE OS NECESSITADOS
Interesse e dedicação para com os necessitados é uma responsabilidade durante o ano todo. Particularmente em Purim, a mitsvá mais importante é lembrar dos menos afortunados. Dê um donativo a pelo menos duas pessoas carentes no decorrer do dia. A melhor maneira de cumprir esta mitsvá é através da doação direta. Se por acaso não encontrar nenhuma pessoa nessas condições deposite algum dinheiro nas caixinhas de tsedacá.

ENVIE ALIMENTOS COMO PRESENTE
Em Purim enfatizamos o mérito da união e amizade judaicas, enviando aos amigos dádivas sob forma de alimentos. Mande no decorrer de domingo, 23 de fevereiro, a pelo menos um amigo, no mínimo duas espécies comestíveis casher (no mínimo, 30g para sólidos e 86ml para líquidos) prontas para comer (por exemplo: doces, frutas, bebidas, etc.).

PARTICIPE DE UMA REFEIÇÃO FESTIVA
Como em todas as festas, uma refeição especial é feita para celebrar Purim (incluindo carne e vinho), quando familiares e amigos se reúnem para comemorar a data.


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Que tal vocês se prepararem esta semana, amigos e comprarem seus adereços e alimentos 

e se preparem para cumprir esta mitsvah linda!!!!


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Irmã de Sarah Silverman é detida em Jerusalém



A comediante americana Sarah Silverman saiu em defesa de sua irmã, a rabina Susan Silverman, que foi detida - juntamente com a filha, Hallel - no Muro das Lamentações, em Jerusalém, ao rezar com um grupo de mulheres rabinas (na foto acima: Susan e Hallel sendo detidas).

Sarah postou no Twitter uma mensagem de apoio ao grupo “Mulheres do Muro”, uma ONG feminista que prega o fim do monopólio dos rabinos ortodoxos sobre a vida religiosa israelense. Os ortodoxos não aceitam a existência de mulheres rabinas e muito menos que grupos delas rezem no Muro das Lamentações com com o talit, uma espécie de xale tradicional usado apenas por homens.
“Tão orgulhosa de minha incrível irmã e sobrinha pela corajosa desobediência civil”, escreveu Sarah Silverman em sua conhecida linguagem explícita. 

-- Estou orgulhosa de lutar por algo em que acredito. Há desigualdade no Muro das Lamentações – disse Hallel Silverman, que foi detida junto com uma dúzia de mulheres, entre elas a fundadora do “Mulheres do Muro”, a rabina Anat Hoffman. 

Grupos de judeus liberais e ONGs feministas do país, que, há anos, alegam que os rabinos da vertente ortodoxa do judaísmo “sequestraram” a religião, que também é professa por vertentes reformistas e conservadoras, mais liberais. Os ortodoxos controlam assuntos religiosos como casamentos, divórcios e enterros, além de ritos em locais sagrados. 

Recentemente, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pediu ao diretor da Agência Judaica, Natan Sharansky – responsável pela imigração de judeus para Israel –, que estude e sugira soluções para que grupos de mulheres também possam rezar nos arredores do Muro, o lugar mais importante do Judaísmo. Isso deu esperança aos mais liberais de que algo possa mudar. 

O pedido de Netanyahu foi feito em meio ao aumento de detenções de mulheres religiosas que tentam rezar na Esplanada do Muro vestindo acessórios considerados masculinos, como o talit e a kipá (solidéu usado na cabeça), e entoando orações da Torá (o Velho Testamento). Essas práticas são consideradas proibidas por ortodoxos, principalmente se incluem mulheres recitanado bençãos bíblicas em voz alta no Muro.

Rabino chefe elogia o papa e deseja a ele boa saúde


Yona Metzger elogiou nesta segunda-feira o diálogo inter-religioso promovido pelo papa Bento 16 e disse que as relações entre Israel e o Vaticano nunca foram melhores

Yona Metzger, rabino de Israel: "Durante seu período (como papa) tivemos as melhores relações da história entre a igreja e a chefia do rabinato"
Jerusalém - O rabino chefe de Israel, Yona Metzger elogiou nesta segunda-feira o diálogo inter-religioso promovido pelo papa Bento 16 e disse que as relações entre Israel e o Vaticano nunca foram melhores.
"Durante seu período (como papa) tivemos as melhores relações da história entre a igreja e a chefia do rabinato e nós esperamos que esta tendência continue", disse um porta-voz, citando Metzger, após o anúncio da renúncia do papa. "Eu acho que ele merece muito crédito por avançar nos elos inter-religiosos no mundo entre judaísmo, cristianismo e islamismo." Metzger desejou ao papa "boa saúde e longos dias", segundo o porta-voz.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lendo e aprendendo!

Leia e aprenda a cada dia mais!!!
O Mais completo guia sobre Judaísmo.



É claro que você não é tolo. Você sabe que o cristianismo e o islamismo derivam do judaísmo, 

religião-mãe, mas não tem certeza do que elas têm em comum e em que são diferentes. 


O que faz do judaísmo uma religião singular? O que os judeus encontram em sua crença que 

lhes dá sabedoria, conforto e plenitude espiritual? 


Compreender o judaísmo não é assim tão difícil - especialmente se você tem O Mais 

Completo Guia sobre Judaísmo nas mãos. 


Este livro traz:

o bê-a-bá do judaísmo



Apresentação concisa das principais obras do judaísmo - da Bíblia aos ensinamentos 



místicos da Cabalá.



A visão judaica sobre sexo, casamento, criação dos filhos, luto e muito mais.



Comentários e reflexões sobre os desafios contemporâneos do povo judeu.


Salmos com tradução e Transliteração





O livro apresenta, lado a lado, o texto hebraico dos Salmos (editado especialmente para este


fim) e sua transliteração e tradução para o português, com breves introduções antes de cada


salmo, para os leitores saberem a que tipo de situação sua leitura é aconselhada. 


Um trio de 1ª linha uniu esforços para produzir uma obra que alcançou o mesmo êxito dos


livros de oração - Sidur e Machzor - editados pela Editora Sêfer, que já superaram a marca de


30.000 exemplares.


Vitor Fridlin, David Gorodovits e Jairo Fridlin apresentam, lado a lado, o texto hebraico dos


Salmos (editado especialmente para este fim) e sua transliteração e tradução para o


português, com breves introduções antes de cada salmo, para os leitores saberem a que tipo


de situação sua leitura é aconselhada.


O livro - argumenta Jairo Fridlin - tem aspectos bastante inovadores: o texto hebraico é muito 



clean e fácil de ler, a diagramação é clara, leve; a transliteração segue o estilo que consagrou 




nosso Sidur, mas a tradução é algo especial: abrimos mão da literalidade em prol da clareza e 




emoção. A linguagem utilizada, literária e até poética, visa exatamente sensibilizar o leitor e 




transmitir-lhe um pouco do gostinho e da emoção que o texto hebraico há gerações vem 




transmitindo aos leitores de todo o mundo.



SUCESSO DE CRÍTICA E VENDAS.

Adquira Luz!!!

Para os judeus os livros constituem a luz de um lar, ou seja uma família judaica, que tenha livros em casa e que os leia, meditando estudando e refletindo  sera uma família sábia com luz, a pessoa que lê aprende muito, fala melhor escreve melhor e até mesmo pensa melhor, cuida da sua saúde emocional!
Para muitos um livro pode parecer chato, muitos preferem ficar horas na frente de uma televisão de um computador, e muitas vezes perdendo o tempo com bobeiras e pouco aprendendo.

Para ajudar os amigos que queiram receber mais luzes judaicas iremos indicar, alguns livros, e os mesmos poderão adquiri-los e principalmente lê-los, embarque num novo mundo de aprendizado!



O que é ser judeu?


O judaísmo está relacionado necessariamente a crenças religiosas?


Bernardo Sorj apresenta nesta obra um trabalho que mostra que o judaísmo é 

pluralista, se adapta à sociedade e incorpora valores.



SIM, o judaísmo aceita conversões. Embora não seja uma fé proselitista como outras, 

também não é hermética e inacessível às pessoas sinceras que desejam unir seus 

destinos a ele. Para tanto, há certas condições e todo um protocolo a ser cumprido. 

Faltava, sim, um livro em português que desmistificasse o tema e colocasse todos os 

pingos nos is. 


O livro traz inúmeros depoimentos de pessoas que passaram pelo processo, 

descreve-o minuciosamente e apresenta o bê-a-bá do judaísmo para quem vai iniciar 

esta longa jornada de aprendizado e novas vivências.


No final, traz um capítulo especialmente escrito para a edição brasileira a respeito dos 

"marranos" ou criptojudeus.

Livros que indicamos!!!

Para os judeus os livros constituem a luz de um lar, ou seja uma família judaica, que tenha livros em casa e que os leia, meditando estudando e refletindo  sera uma família sábia com luz, a pessoa que lê aprende muito, fala melhor escreve melhor e até mesmo pensa melhor, cuida da sua saúde emocional!
Para muitos um livro pode parecer chato, muitos preferem ficar horas na frente de uma televisão de um computador, e muitas vezes perdendo o tempo com bobeiras e pouco aprendendo.

Para ajudar os amigos que queiram receber mais luzes judaicas iremos indicar, alguns livros, e os mesmos poderão adquiri-los e principalmente lê-los, embarque num novo mundo de aprendizado!




Este livro será uma sensação entre os adeptos e simpatizantes da Cabala, um segmento editorial 

que cresce a olhos vistos. Uma das mais antigas sabedorias espirituais do mundo, a Cabala 

contém as chaves para decifrar os maiores mistérios da existência. Neste livro, de forma clara e 

objetiva, Ian Mecler ensina como utilizar a força dos anjos cabalísticos para superar obstáculos e 

levar uma vida plena. Com base num guia prático o leitor poderá consultar o anjo que rege seu 

signo e aprender como injetar mais luz em seu dia-a-dia.





Ian Mecler combina conceitos das mais importantes tradições espirituais para 

elaborar um guia de alta eficácia para quem deseja revelar seu potencial para o 

mundo. "As Dez Leis da Realização" reúne ensinamentos que permitem ao leitor 

entrar em sintonia com o universo e se aproximar da dimensão da realização. São dez 

princípios essenciais para quem deseja transformar a existência em uma jornada 

verdadeiramente especial.

Brasileiro compra livro e não lê.

A 3ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", feita pelo Ibope Inteligência em conjunto com o IPL (Instituto Pró-Livro), mostra a diminuição do número de livros lidos pelos brasileiros. Em 2007, eram 4,7 por pessoa, na pesquisa realizada em 2011, caiu para 4. Em contrapartida, o mercado editorial no Brasil continua crescendo.
O resultado poderia ser visto como incoerência estatística ou reflexo do aumento do consumo provocado pelo fetichismo da mercadoria, ou seja, comprar um livro apenas para tê-lo. Para o professor Paulo Ghiraldelli Jr., autor de dezenas de títulos, o brasileiro compra e não lê.
Em entrevista à Livraria da Folha, Ghiraldelli defende que o dado mais preocupante indicado pela pesquisa é o índice de brasileiros que não frequentam bibliotecas. No país, 73% --incluindo estudantes de ensino superior-- nunca entraram em uma.
Realizado entre junho e julho de 2011, a pesquisa classifica como leitor apenas quem respondeu ter lido pelo menos um livro --inteiro ou em partes-- nos três meses anteriores à consulta. A estatística inclui títulos indicados pelas escolas. O IPL conta com o apoio da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), CBL (Câmara Brasileira do Livro) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), as entidades fundadoras.
Ghiraldelli, responsável pela coleção "Filosofia em Pílulas", prepara a publicação de "Lições de Paulo Freire: Filosofia, Educação e Política". "Convivi com Paulo Freire fora e dentro da sala de aula. Estivemos juntos nos anos 1980, em várias jornadas, por razões diversas. Tínhamos perspectivas diferentes e, por isso mesmo, acho que consegui extrair dele mais coisas do que muita gente que o repetia", comentou sobre a edição.


Indicação de leitura


Leitura, um hábito esquecido

Brasileiros leem em média 1 livro por ano; estatística sobe para 4, quando são incluídos os livros didáticos.



A pergunta é simples e não vale mentir! Quantos livros você leu no ano passado? Dois, um, nenhum? Se a resposta for uma destas, saiba que você está entre os 77 milhões de brasileiros que não têm o hábito de ler.
Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro realizada em 2008 confirma que o brasileiro lê pouco. Em média, 1,3 livro por ano. Se nesta estatística forem somadas as obras didáticas e pedagógicas, o número sobre para 4,7 – considerado ainda baixo.
Entre os leitores, 41% disseram que gostam muito de ler no tempo livre, enquanto 13% admitiram que não gostam de ler de jeito nenhum. Entre os 95 milhões de leitores brasileiros, 75% disseram que sentem prazer ao ler um livro, mas 22% sustentaram que leem apenas por obrigação.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a população lê, em média, 11 livros por ano. Já os franceses, sete. O levantamento considera como não leitores aqueles que declararam não ter lido nenhum livro nos últimos três meses, ainda que tenham lido ocasionalmente ou em outros meses do ano.
O levantamento ainda aponta sobre hábitos de leitura. Os brasileiros ficaram em 27º em um ranking de 30 países, gastando 5,2 horas por semana com um livro. Os argentinos, vizinhos, ficaram em 18º.
Mas a indiferença dos brasileiros pelos livros tem raízes mais profundas. Séculos de escravidão levaram os líderes do país a negligenciar a educação. A escola primária só se tornou universal na década de 90. O rádio era uma presença constante nos anos 30, e por fim a experiência eletrônica chegou antes da escrita. “A média de leitura é muito baixa. O brasileiro não tem o hábito de ler livros. Ele gosta de ver televisão, de ir ao cinema, e não percebe que o livro faz bem para a mente e costuma ser melhor até do que ver um filme”, considera o gerente da biblioteca de Ipatinga e escritor Fernando Nunes. 

Jovens leem mais 
Apesar do baixo índice de leitura, o levantamento aponta que houve uma melhora em relação à última pesquisa realizada em 2000. Se antes a população acima de 15 anos lia 1,8 livro por ano, em 2008 essa taxa subiu para 3,7. Ao incluir a população acima de 5 anos nessa nova pesquisa - o que não foi apurado no estudo de 2000 -, o índice alcança 4,7 livros por ano.
Além do índice de leitura crescer conforme a renda e a escolaridade, a pesquisa mostra que jovens e crianças são os que mais leem. Se a média nacional de leitura entre a população acima de 5 anos é de 4,7 livros por ano, entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio o índice sobe para 7,2. Já o público de 11 a 13 anos chega a ler 8,6 livros por ano.
Na biblioteca de Ipatinga, cerca de 10 mil pessoas estão cadastradas. Desse total, 20% são leitores assíduos, sendo boa parte constituída de jovens estudantes. “Na Inglaterra, por exemplo, os jovens leem com desejo ardente, e isto também está chegando aqui no Brasil. Os jovens têm criado o hábito de leitura e a publicidade também ajuda neste sentido. Os livros mais procurados hoje são ‘Caçadores de Pipas’, ‘A menina que roubava livros’ e obras de Paulo Coelho, Augusto Cury e épicos de Monteiro Lobato”, disse o escritor.
A estudante Tainá Souza dos Santos, 16, se considera uma viciada em livros. Só no ano passado, segundo conta, leu vinte livros, entre os pedidos pela escola e aqueles por sua própria curiosidade. “No ano passado eu li toda a séria ‘Crepúsculo’ sem parar. Li também Capitães de Areia e outro que agora não me recordo. Mas sou apaixonada por livros”, diz.
Para ter acesso facilitado aos livros, Isternândia Araújo França, 16, deu um jeito de providenciar sua carteirinha de sócia na biblioteca municipal. “Em 2009, eu li cinco livros, entre eles ‘Poliana Moça’ e algumas obras de Clarice Lispector. Tinha uns três meses que eu estava parada com livros e estou fazendo minha carteirinha para eu poder pegar livros quando quiser”, afirma.


Mercado de livros

As previsões pessimistas de que a Internet iria esmagar o setor de publicação de livros através dos leitores digitais e das vendas online de livros usados não se concretizaram. Fato que atingiria as livrarias.
A coordenadora de uma livraria em Ipatinga, Viviane Andrade,  disse que, ao contrário do que se previa, no ano passado houve um incremento de 50% na venda de livros se comparado ao ano anterior.
Para atrair os consumidores, a estratégia da loja baseia-se em pesquisas sobre quais livros estão sendo mais vendidos em todo o país. “Aí a gente monta a vitrine de acordo com essa ordem e dá certo. Os leitores pesquisam sobre os livros, trocam ideias e acabam comprando. Ano passado nós batemos o recorde com a série Crepúsculo com os adolescentes e adultos também”, disse Viviane.
A engenheira Roberta Alves dos Santos, 32, conta que fica de olho nos lançamentos. “Ano passado li oito livros, entre ele ‘Cabana’, que amei. É um livro que mostra a falta de fé do personagem e apresenta um final surpreendente. Meu próximo livro será Arte da Guerra”, disse.


ENQUETE:

QUANTOS LIVROS VOCÊ LEU NO ANO PASSADO?

“Não li nenhum. E não é por falta de oportunidade. É preguiça mesmo.”
José Pedro Santos, 46, torneiro mecânico


“Eu gosto muito de livros de suspense. Ano passado eu li três, mas, não me recordo os nomes.”
Domingos Ferreira Neto, 33, agente administrativo


“Eu li dois. ‘A menina que rouba livros’ e ‘Código da Vinci’. Mas leio mais livros que a escola pede.”
Marcos Túlio Werneck, 22, estudante


“Não li nenhum. Não tenho hábito de ler. Não gosto, acho chato e tenho preguiça.”
Luiza Rocha Soares, 47, dona de casa





segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Havdalah! Faça Luz, Não Escuridão.



Havdalah

Faça Luz, Não Escuridão


À medida que a Rainha Shabat parte e a escuridão se instala, a cerimônia da Havdalá nos enche de esperança e coragem. Havdalá significa “separação” – entre luz e trevas, entre o sagrado e o mundano.
Havdalá é uma experiência multi-sensorial. Se houver um grupo, uma pessoa recita enquanto todas participam e dizem “amen”. Você precisa de: um livro de orações,(Sidur), copo, vinho ou suco de uva, uma vela (com pavios múltiplos, se possível) {Caso não consiga uma vela de Havdalah, basta utilizar duas velas brancas de shabbat, juntas} e ervas aromáticas (cravos são populares) {Você pode utilizar: - Cravo, canela em pau, canela em pó, anis estrelado, erva doce} entre outras.A fragrância do bessamin reanima e acalma a alma quando o Shabat se despede
  • Encha o copo até a borda. Erga-o com a mão direita (a menos que seja canhoto).
  • Recite os versículos preliminares. Faça uma pausa quando chegar a: “Para os judeus houve luz, felicidade, júbilo e honra – assim seja para nós!” e faça com que todos recitem juntos em uníssono.
  • Recite a bênção Hagafen sobre o vinho.
  • Pouse o copo. Recite a bênção sobre as ervas aromáticas. Dê a todos a chance de aspirar. As fragrâncias são para reviver e acalmar a alma pela despedida do Shabat.
  • Recite a bênção sobre a vela. Todos olham para as unhas e para a luz da vela. No primeiro sábado à noite após a Criação, a escuridão engolfou o mundo pela primeira vez. D'us deu a Adam a sabedoria para esfregar duas pedras e provocar o fogo – pelo qual agora agradecemos.
  • Erga novamente o copo, e recite a bênção de conclusão da Havdalá.
  • Sente-se e beba pelo menos 50 ml.
  • Apague a vela no vinho que transbordou para o prato debaixo do copo. Muitos mergulham um dedo neste vinho e passam sobre as pálpebras (outros ainda tocam a boca, ouvidos, coração e bolso... para enxergar, ouvir, falar sentir coisas boas e ter sustento).












Notas Técnicas:
Depois que o sol se pôs na noite do sábado, não comemos ou bebemos até depois da Havdalá. Se a sua refeição começou antes do pôr-do-sol, você pode continuar até a noite. Qualquer atividade proibida no Shabat ainda está proibida até Havdalá, ou até pronunciar a seguinte frase:Baruch amavdil ben codesh le chol” – “Bendito seja Aquele que separa entre o sagrado e o mundano.”




O significado da havdalá 

Quando o Shabat inicia-se na sexta-feira ao entardecer, o recebemos com muita honra e alegria. Durante mais de 25 horas nos é concedida uma alma adicional e o espírito ímpar de Shabat; agora que se aproxima o momento de sua partida, não podemos deixá-lo sair desapercebido. Sua retirada também é anunciada com vinho e bênçãos.

O Shabat chega ao fim quando três estrelas são visíveis no céu, a olho nu. Porém ensina a Cabbalah, através do Zohar, que devemos esperar, mas trinta minutos, para não estarmos mandando embora tão brevemente a Shechinah Divina. Entretanto, antes de ser permitido fazer qualquer trabalho deve-se verbalizar o início da nova semana com as palavras:
"Baruch, hamavdil ben côdesh lechol" ("Bendito é Ele que separa entre o sagrado e o comum.")
Depois que terminar o Shabat é dita a havdalá para marcar a distinção entre o "sagrado e o comum", entre o Shabat que finda e os dias da semana que se iniciam.

A havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho, com uma bênção (suco de uva, cerveja e alguns outros líquidos também podem ser utilizados). Além desta, mais três bênçãos são recitadas. A primeira é dita ao aspirar a fragrância de especiarias que têm o poder de revigorar espíritos alquebrados; quando o Shabat parte, junto com ele se retira a alma espiritual adicional, e é nessa hora que nosso estado de espírito precisa ser estimulado e revivido.

A segunda é a bênção do fogo, recitada sobre à luz de uma vela trançada (combinando diversos pavios ou, na falta desta, juntando as chamas de duas velas ou dois fósforos). Uma das razões desta oração é a lembrança do fogo que foi aceso por Adam (Adão), esfregando duas pedras, quando vivenciou pela primeira vez a escuridão que ocorreu na noite do primeiro Shabat.

Normalmente, quando uma bênção é pronunciada, esta deve ser seguida por um ato. Assim, após a bênção do fogo, erguemos as unhas à luz, para perceber o contraste da luz e da sombra refletido na palma da mão.

A última bênção é a havdalá – o reconhecimento da separação entre os opostos.

A havdalá
O ritual que finaliza o Shabat


Segura-se na palma da mão direita um cálice de vinho ou cerveja (contendo no mínimo 86 ml), e recita-se a havdalá, de pé, em voz alta:

Hinê E-l yeshuati; evtach velô efchad, ki ozi vezimrat Y-a, A-do-nai, vayhi li lishuá. Ush’avtêm máyim bessasson, mimaayenê hayshuá. L’A-do-nai hayshuá; al amechá birchatêcha, sêla. A-do-nai Tseva-ot imánu; misgav lánu, E-lo-hê Yaacov, sêla. A-do-nai Tseva-ot, ashrê adam botêach Bach. A-do-nai hoshía; ha’Mêlech yaanênu veyom cor‘ênu. 

(Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta e o condutor o repete:) Layhudim hayetá orá, vessim-chá, vessasson, vicar; ken tihyê lánu.

Eis que D'us é minha salvação; confiarei e não temerei, pois o Eterno é minha força e canção, e Se tornou minha salvação. Portanto, hauri com alegria água das fontes de salvação. A salvação cabe ao Eterno; Tua bênção está sobre Teu povo, para todo o sempre. O Eterno dos Exércitos está conosco; o D'us de Yaacov é nossa fortaleza, para todo o sempre. O Eterno dos Exércitos, louvado é o homem que confia em Ti. Salva, ó Eterno; responde-nos, ó Rei, neste dia em que chamamos. (Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta e o condutor o repete:) Para os judeus houve luz, alegria, júbilo e glória; que assim seja para nós.
Cos yeshuot essá, uvshêm A-do-nai ecrá. Savri maranan: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech hao-lam… quando sobre vinho: …borê peri hagáfen (quando sobre cerveja: …shehacol nihyá bidvarô).

Elevarei o copo da salvação, e em nome do Eterno chamarei. Atenção Senhores: Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo… quando sobre vinho: …que cria o fruto da vinha (quando sobre cerveja: …que tudo vem a existir por Seu verbo).

Passa-se o cálice com o vinho para a mão esquerda e, na direita, segura-se a caixa contendo especiarias (como cravo e/ou canela), recitando a seguinte bênção:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê minê bessamim.
Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que cria diversos tipos de especiarias aromáticas.

Depois de cheirar as especiarias, o condutor passa-as para os presentes. Cada um recita a bênção das especiarias antes de cheirá-las.

Um dos presentes segura uma vela trançada acesa (ou, na falta desta, duas velas simples de modo a fazer uma só chama dos dois pavios) e o condutor, com o cálice novamente na mão direita, recita a bênção do fogo:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê meorê haesh.

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que cria as chamas do fogo.

O condutor coloca o cálice na mesa e dobra o polegar da mão direita debaixo dos quatro dedos, mirando o contraste da luz e da sombra refletido na palma da mão, provocado pelas chamas da vela. Ele repete o processo com os dedos da mão esquerda. Os homens presentes fazem o mesmo (as mulheres geralmente não o fazem). Em seguida, o condutor pega novamente o cálice na mão direita e termina a havdalá.

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, hamavdil ben côdesh lechol, ben or lechôshech, ben Yisrael laamim, ben yom hashevií leshêshet yemê hamaassê. Baruch Atá A-do-nai, hamav-dil ben côdesh lechol.

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que distingue entre santo e corriqueiro, entre luz e trevas, entre Israel e as nações, entre o sétimo dia e os seis dias de trabalho. Bendito és Tu, ó Eterno, que distingue entre o santo [Shabat] e o comum [os dias da semana].

Shavua Tov Lekulam!
Uma Boa Semana a Todos!!!