segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Havdalah! Faça Luz, Não Escuridão.



Havdalah

Faça Luz, Não Escuridão


À medida que a Rainha Shabat parte e a escuridão se instala, a cerimônia da Havdalá nos enche de esperança e coragem. Havdalá significa “separação” – entre luz e trevas, entre o sagrado e o mundano.
Havdalá é uma experiência multi-sensorial. Se houver um grupo, uma pessoa recita enquanto todas participam e dizem “amen”. Você precisa de: um livro de orações,(Sidur), copo, vinho ou suco de uva, uma vela (com pavios múltiplos, se possível) {Caso não consiga uma vela de Havdalah, basta utilizar duas velas brancas de shabbat, juntas} e ervas aromáticas (cravos são populares) {Você pode utilizar: - Cravo, canela em pau, canela em pó, anis estrelado, erva doce} entre outras.A fragrância do bessamin reanima e acalma a alma quando o Shabat se despede
  • Encha o copo até a borda. Erga-o com a mão direita (a menos que seja canhoto).
  • Recite os versículos preliminares. Faça uma pausa quando chegar a: “Para os judeus houve luz, felicidade, júbilo e honra – assim seja para nós!” e faça com que todos recitem juntos em uníssono.
  • Recite a bênção Hagafen sobre o vinho.
  • Pouse o copo. Recite a bênção sobre as ervas aromáticas. Dê a todos a chance de aspirar. As fragrâncias são para reviver e acalmar a alma pela despedida do Shabat.
  • Recite a bênção sobre a vela. Todos olham para as unhas e para a luz da vela. No primeiro sábado à noite após a Criação, a escuridão engolfou o mundo pela primeira vez. D'us deu a Adam a sabedoria para esfregar duas pedras e provocar o fogo – pelo qual agora agradecemos.
  • Erga novamente o copo, e recite a bênção de conclusão da Havdalá.
  • Sente-se e beba pelo menos 50 ml.
  • Apague a vela no vinho que transbordou para o prato debaixo do copo. Muitos mergulham um dedo neste vinho e passam sobre as pálpebras (outros ainda tocam a boca, ouvidos, coração e bolso... para enxergar, ouvir, falar sentir coisas boas e ter sustento).












Notas Técnicas:
Depois que o sol se pôs na noite do sábado, não comemos ou bebemos até depois da Havdalá. Se a sua refeição começou antes do pôr-do-sol, você pode continuar até a noite. Qualquer atividade proibida no Shabat ainda está proibida até Havdalá, ou até pronunciar a seguinte frase:Baruch amavdil ben codesh le chol” – “Bendito seja Aquele que separa entre o sagrado e o mundano.”




O significado da havdalá 

Quando o Shabat inicia-se na sexta-feira ao entardecer, o recebemos com muita honra e alegria. Durante mais de 25 horas nos é concedida uma alma adicional e o espírito ímpar de Shabat; agora que se aproxima o momento de sua partida, não podemos deixá-lo sair desapercebido. Sua retirada também é anunciada com vinho e bênçãos.

O Shabat chega ao fim quando três estrelas são visíveis no céu, a olho nu. Porém ensina a Cabbalah, através do Zohar, que devemos esperar, mas trinta minutos, para não estarmos mandando embora tão brevemente a Shechinah Divina. Entretanto, antes de ser permitido fazer qualquer trabalho deve-se verbalizar o início da nova semana com as palavras:
"Baruch, hamavdil ben côdesh lechol" ("Bendito é Ele que separa entre o sagrado e o comum.")
Depois que terminar o Shabat é dita a havdalá para marcar a distinção entre o "sagrado e o comum", entre o Shabat que finda e os dias da semana que se iniciam.

A havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho, com uma bênção (suco de uva, cerveja e alguns outros líquidos também podem ser utilizados). Além desta, mais três bênçãos são recitadas. A primeira é dita ao aspirar a fragrância de especiarias que têm o poder de revigorar espíritos alquebrados; quando o Shabat parte, junto com ele se retira a alma espiritual adicional, e é nessa hora que nosso estado de espírito precisa ser estimulado e revivido.

A segunda é a bênção do fogo, recitada sobre à luz de uma vela trançada (combinando diversos pavios ou, na falta desta, juntando as chamas de duas velas ou dois fósforos). Uma das razões desta oração é a lembrança do fogo que foi aceso por Adam (Adão), esfregando duas pedras, quando vivenciou pela primeira vez a escuridão que ocorreu na noite do primeiro Shabat.

Normalmente, quando uma bênção é pronunciada, esta deve ser seguida por um ato. Assim, após a bênção do fogo, erguemos as unhas à luz, para perceber o contraste da luz e da sombra refletido na palma da mão.

A última bênção é a havdalá – o reconhecimento da separação entre os opostos.

A havdalá
O ritual que finaliza o Shabat


Segura-se na palma da mão direita um cálice de vinho ou cerveja (contendo no mínimo 86 ml), e recita-se a havdalá, de pé, em voz alta:

Hinê E-l yeshuati; evtach velô efchad, ki ozi vezimrat Y-a, A-do-nai, vayhi li lishuá. Ush’avtêm máyim bessasson, mimaayenê hayshuá. L’A-do-nai hayshuá; al amechá birchatêcha, sêla. A-do-nai Tseva-ot imánu; misgav lánu, E-lo-hê Yaacov, sêla. A-do-nai Tseva-ot, ashrê adam botêach Bach. A-do-nai hoshía; ha’Mêlech yaanênu veyom cor‘ênu. 

(Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta e o condutor o repete:) Layhudim hayetá orá, vessim-chá, vessasson, vicar; ken tihyê lánu.

Eis que D'us é minha salvação; confiarei e não temerei, pois o Eterno é minha força e canção, e Se tornou minha salvação. Portanto, hauri com alegria água das fontes de salvação. A salvação cabe ao Eterno; Tua bênção está sobre Teu povo, para todo o sempre. O Eterno dos Exércitos está conosco; o D'us de Yaacov é nossa fortaleza, para todo o sempre. O Eterno dos Exércitos, louvado é o homem que confia em Ti. Salva, ó Eterno; responde-nos, ó Rei, neste dia em que chamamos. (Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta e o condutor o repete:) Para os judeus houve luz, alegria, júbilo e glória; que assim seja para nós.
Cos yeshuot essá, uvshêm A-do-nai ecrá. Savri maranan: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech hao-lam… quando sobre vinho: …borê peri hagáfen (quando sobre cerveja: …shehacol nihyá bidvarô).

Elevarei o copo da salvação, e em nome do Eterno chamarei. Atenção Senhores: Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo… quando sobre vinho: …que cria o fruto da vinha (quando sobre cerveja: …que tudo vem a existir por Seu verbo).

Passa-se o cálice com o vinho para a mão esquerda e, na direita, segura-se a caixa contendo especiarias (como cravo e/ou canela), recitando a seguinte bênção:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê minê bessamim.
Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que cria diversos tipos de especiarias aromáticas.

Depois de cheirar as especiarias, o condutor passa-as para os presentes. Cada um recita a bênção das especiarias antes de cheirá-las.

Um dos presentes segura uma vela trançada acesa (ou, na falta desta, duas velas simples de modo a fazer uma só chama dos dois pavios) e o condutor, com o cálice novamente na mão direita, recita a bênção do fogo:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê meorê haesh.

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que cria as chamas do fogo.

O condutor coloca o cálice na mesa e dobra o polegar da mão direita debaixo dos quatro dedos, mirando o contraste da luz e da sombra refletido na palma da mão, provocado pelas chamas da vela. Ele repete o processo com os dedos da mão esquerda. Os homens presentes fazem o mesmo (as mulheres geralmente não o fazem). Em seguida, o condutor pega novamente o cálice na mão direita e termina a havdalá.

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, hamavdil ben côdesh lechol, ben or lechôshech, ben Yisrael laamim, ben yom hashevií leshêshet yemê hamaassê. Baruch Atá A-do-nai, hamav-dil ben côdesh lechol.

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que distingue entre santo e corriqueiro, entre luz e trevas, entre Israel e as nações, entre o sétimo dia e os seis dias de trabalho. Bendito és Tu, ó Eterno, que distingue entre o santo [Shabat] e o comum [os dias da semana].

Shavua Tov Lekulam!
Uma Boa Semana a Todos!!!


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