quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Mazal

"O Talmud parece contradizer-se no assunto. Em um lugar declara: “Em seu aniversario ou data especial, seu Mazal é forte.” Em outro local o Talmud diz: “O povo judeu não está sujeito a Mazal!”
A palavra Mazal literalmente significa "estrela", "sorte", “uma gota vinda de cima”. Mazal pode ter conotações diferentes dependendo do seu contexto, mas estão todas conectadas a essa definição básica – algo pingando lá de cima.
Os signos do Zodíaco são chamados Mazalot. A tradição judaica vê as constelações no alto como dirigindo o destino dos indivíduos e nações aqui em baixo. Assim Mazal é a influência pingando das estrelas (no decorrer dos anos, Mazal bom ou mau passou a significar mais que destino). Quando o Talmud diz que não estamos sujeitos a Mazal, significa que não estamos limitados ao nosso destino, mas sim que nossas ações determinam nosso destino.
Há um outro significado da palavra Mazal que é mais relevante à frase 'Mazal Tov'. Mazal é um dos termos usados no misticismo judaico para descrever a raiz da alma. Os místicos dizem que somente um raio da nossa alma habita realmente nosso corpo. A parte principal da alma, nossa Mazal, permanece acima, brilhando sobre nós à distância.
Você já teve uma sensação de intuição espontânea, onde assim do nada você de repente se sente em paz consigo mesmo e com o Universo? Ou um súbito rasgo de inspiração que faz você enxergar a vida sob um novo prisma? Ocasionalmente podemos receber um fluxo extra de energia de nossa alma acima. Pode acontecer a qualquer hora, mas é mais comum em tempo de celebração – um nascimento, aniversário, Brit Milah, Bar/Bat Mitsvah, noivado ou casamento. É especialmente nessas horas de alegria que podemos ver além do mundano e do comum e sentir as verdades mais profundas da vida.
Quando desejamos ‘Mazal Tov’ a alguém, estamos lhe dando uma bênção: que essa gota de inspiração da sua alma acima não se dissipe, mas sim tenha um efeito positivo e duradouro, que desse evento no alto você leve sua vida com mais consciência. Você deve estar ciente das bênçãos em sua vida e estar pronto para receber mais e mais.
Em outras palavras: Mazal Tov!"



(Adaptado de um texto do Rav Elisha Salas), em memória de Arthur Casalunga (Aharon Ben Barak).

Nenhum comentário:

Postar um comentário