segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Meu Relato, Sobre os Filmes: Êxodo, Deuses & Reis, O Menino do Pijama Listrado!

Neste Domingo Assisti dois Filmes, um no Cinema, e outro um DVD em Minha casa, Ambos Abordam Assuntos Que acredito que todos os Seres Humanos, deveriam Saber.

Vou Começar pelo Primeiro Filme Que Vi...

Moisés Êxodo: Deuses e Reis

Embora o Filme tenha sofrido criticas de vários religiosos, de diversas religiões, ele mostra o quão patético, é ficar de braços cruzados, esperando pelos céus, quando podemos, fazer a nossa parte, muitos religiosos, de diversas religiões cobram de D'us, isto ou aquilo, acreditando que ele é o responsável, por fazer a parte da pessoa, e quando nada acontece ai vem o ceticismo, o ateísmo, e etc ...
Acredito que o choque inicial da maioria se atém ao costume que temos de uma leitura apaixonada dos acontecimentos descritos em Shemot, enquanto que o filme buscou uma visão mais racional dos fatos ao colocar um Moshê mais combativo, um povo que se antecipa aos acontecimentos e milagres "não tão milagres". Para as pessoas, ao fazer isto o diretor contrariou a Torah, quando na verdade, esta é só uma maneira de ver os acontecimentos. Para mim, em momento algum ele contraria a Torah, apenas a confirma, sob uma ótica racional.
A respeito da travessia, do intermediário e sobretudo da vitória do nosso povo. Achei lindo e bem explicado apesar de ter sido por uma visão restritamente 'humana' e científica. Somos acostumados aos efeitos de Hollywood , dai isso causou uma certa '' decepção'' , porém, o Eterno age humanamente usando seus milagres para que nós O compreendamos ...
Lembrem-se que Moshê havia sido '' ensinado '' na cultura egípcia; logo , ele via D'us de forma bem diferente dos seus parentes. A criança que aparece no filme, não o espantou, era assim que ele assemelhou o D'us do monte. Acredito que não menosprezou a Grandeza do Eterno, uma vez que Ele é imensuravelmente inconfundível ! '' Vemos D'us muitas vezes por um ângulo ao qual somos ensinados ... ''
Eu, justamente achei este filme muito mais fiel à pontos ressaltados na narrativa bíblica do que os demais do gênero!!!
Um exemplo disso, a meu ver, são os próprios relatos do Midrash Rabá que procuram passar um visão um tanto não literal do texto da Torá. De forma que cabe a quem vê os filmes ou ao leitor de uma obra fictícia, desenvolver o próprio senso crítico.
O Eterno não usa muitos milagres para não acabar com a opção do homem escolher entre o certo e o errado, mostrando assim seu real valor. 
O homem e seu desenvolvimento são os focos da Criação!
Vale lembrar que o filme é uma releitura! O diretor não é obrigado a ser totalmente fiel à Torah. E o filme da uma verdadeira aula sobre o livre arbítrio, realmente fantástico!
O que a gente tem que entender é que sempre que alguém conta algo, já está fazendo uma nova versão, que passou por seus filtros emocionais, culturais. Por isso há tantas vertentes, mesmo dentro do judaísmo!
Acredito que de tudo pode se tirar um bom proveito! E realmente retirei um bom proveito do filme ao qual assisti.
Mas esta naturalidade nos milagres faz parte do conceito talmúdico que diz que Hashem 'naturaliza' os milagres!
Ele mostra o lado de Moisés que muitos não conhecem um grande estrategista de guerra,um grande general.
D'us não intervém em nosso mundo. O grande milagre não foi a Tsunami que abriu o Yam Suf (Mar vermelho) mas sim, os Filhos de Israel estar naquele lugar, naquela hora. A probabilidade disso ocorrer é 1:100000000000000000000000000000000000... Mas mesmo assim, aconteceu.
E mais uma vez aprendemos, que devemos reagir, com fé com esperança, e com Labuta!
Não podemos cruzar-mos os nossos braços, e ficarmos, esperando que os céus, se movam, quando podemos fazer a nossa parte, posso citar aqui uma série de exemplos quanto a isso, quantas pessoas rezam querendo trabalho, mas não tem a coragem de sair para procurar, não tem a coragem, de procurarem uma qualificação melhor, e ficam "brigando com D'us", como se ele fosse o responsável, em fazer a famosa Mágica, muitos pensam em D'us, como um mágico, como se ele fosse o Harry Potter, quantas pessoas rezam pedindo casamento, mas não olham para os lados, criam verdadeiras "barreiras", de proteção o que impede, que alguém se chegue a ela, e ficam "brigando com D'us", achando que ele é o responsável, do príncipe ou da princesa encantada, e assim encontramos diversas situações na vida aonde vemos, que as pessoas se acomodam, e que na verdade preferem tudo de mão beijada.
Para Mim esta releitura da Vida de Moshê pelo Cinema, nada mais é do que uma lição de fé, uma lição, que devemos manter-mos a nossa fé, mas que não podemos cruzar, os braços, e ficar-mos esperando que tudo seja servido de Bandeja, em nossas Mãos.
Por isso Lute pelos seus sonhos, foque neles, trace metas e objetivos, exerça, a cobrança pessoal, para que você possa realizar, seus anseios.




------------------------------------------------------------------------------------------

O outro filme que assisti hoje, foi: O Menino do Pijama Listrado.
Um Filme verdadeiramente impactante, que nos faz, pensar, como o ódio gratuito, devasta o carácter humano, de qualquer pessoa ou nação.
Devemos não apenas sermos chamados de Seres Humanos, mas necessitamos sermos humanos, de verdade.
Não coloque dentro de você sentimentos, de ódio, magoa, desprezo, pelas pessoas, não tenha asco das pessoas, pela cor da pele, pela religião dela, que possamos, sermos verdadeiros humanos, ame o próximo de verdade, seja cordial, seja gentil, seja educado.
Mesmo que as pessoas, façam algo para te magoar, tente agir, com amor, mostrando que seu coração, é bom, não apenas, para mostrar, mas seja realmente bom, é fácil escrever e ler, nem sempre é fácil, faze-lo.
Porém quando temos, preconceitos, disto ou daquilo, nos assemelhamos, aos nazistas, que por simples, ódio gratuito, tentaram, aniquilar uma nação inteira, e Porque?
Será que alguém poderá um dia responder está pergunta?
Porque?
Aprendamos, e ensinemos nossos filhos sobre o Holocausto, para que isto nunca mais torne a se repetir, que nunca mais, a sociedade fique indiferente pelo sofrimento alheio, e o melhor, para começarmos a lutar contra tudo isso, é parar-mos de pensar-mos no nosso próprio umbigo, e começar-mos a nos preocupar-mos mais com o nosso semelhante.
Faça um Exercício prático, se examine, e veja o porque manter preconceitos, dentro de você, contra este e contra aquele!
Será que existe motivo, você manter uma barreira, um preconceito, simplesmente pelo fato do outro ser humano, ser diferente de você?
Veja como Você pode ser uma pessoa melhor, e desta maneira, fazer deste mundo um mundo melhor!
Ao invés de cultivarmos raízes de amargura, cultivemos o AMOR!
Espalhe, o Amor!!!
Faça Amor e Não Guerra!
Que possamos unidos derrubarmos, as barreiras, que nós mesmos, levantamos!
Uma Boa Reflexão!

Meu Cordial Shalom, A Todos!

Am Yisrael Chai!

Por: Nilson Muszkat



Nenhum comentário:

Postar um comentário