quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Rebbe e a mezuzá.










O Rebe e a Mezuzá

Por Tzi Freeman


“Quando entrei em sua sala, o Rebe perguntou sobre meus preparativos para o casamento. Respondi que: “Baruch Hashem, tudo está em ordem.”

O Rebe estava interessado em detalhes, portanto contei a ele que tínhamos comprado mesas e cadeiras. Aparentemente não achando estes fatos triviais, o Rebe continuou a inquirir: “E o que mais?” Mencionei algumas das coisas que tinha adquirido. “Compramos utensílios para a cozinha.” “E o que mais?”

O Rebe, sem se abalar com minhas respostas simples, estava genuinamente preocupado com cada aspecto de nossa casa. Isso continuou durante algum tempo, até que cobrimos cada detalhe da casa. Finalmente, depois de todas as perguntas, o Rebe voltou-se para mim e declarou: “Quando um lar judaico está sendo construído, a primeira coisa a fazer é colocar uma mezuzá na porta.”

O Rebe prosseguiu dando-me uma explicação, que eu jamais ouvira antes, por que essa mitsvá é tão importante para um lar judaico.

A palavra mezuzá tem três sílabas: 1) meh, 2) zu e 3) zuh.

O mem, primeira letra da palavra, tem o valor numérico de 40 e se relaciona com a Torá: a Torá escrita foi entregue a Moshê Rabenu durante 40 dias e 40 noites, a Torá sheb’al peh, a Torá Oral, começa com um ‘mem’ no início – (may’aimosay korin shema), e termina com um ‘mem’ (Hashem yevarech es amo bashalom – D’us abençoará a nação com paz). O “Zu”, a forma feminina de “este”, em hebraico) da mezuzá refere-se ao povo judeu, e especificamente às mulheres, como diz a Guemará, Bayso zu ishto – “a esposa está em casa.”

As mulheres estão diretamente envolvidas e constantemente ativas em formar o caráter do lar judaico. Além disso, a mulher da família tem o privilégio de ser responsável por receber os convidados, uma mitsvá que faz o lar irradiar.

A última vogal, (Zuh), refere-se a Hashem, como está escrito Ze Keili V’anveihu – “este é o meu D’us e eu O glorificarei.” Um lar glorifica Hashem através da pureza familiar. Assim, a mezuzá corresponde aos três fatores que definem e trazem qualidade a um lar judaico: 1) Torá, 2) a mulher judia e 3) Hashem.

A fascinante explicação do Rebe é apenas um exemplo de como o Rebe usava cada oportunidade para instilar tantas pessoas com a importância das mitsvot e, uma a uma, iluminar as ações da nação judaica.´











Nenhum comentário:

Postar um comentário