quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Rabino Kook

O movimento iluminista mudou profundamente o perfil do povo judeu, principalmente durante o século 19. Neste período, muitos judeus abandonaram as tradições e a Torá de seu povo para seguir uma vida ‘normal’ como cidadãos nos países em que residiam. Outros, inspirados pelo sofrimento ou por sua conexão especial com o povo, começaram a levantar as bandeiras que levariam ao sionismo e à criação do Estado de Israel.
Em contrapartida, os religiosos ortodoxos, assustados com este processo sem precedentes, reagiram, afastando-se daqueles que buscavam a modernidade e colocando cada vez mais barreiras entre eles mesmos e tudo o que representasse o mundo moderno. Neste mundo moderno encontrava-se também o sionismo moderno, que buscava a criação de um Estado na Palestina e, portanto, também esta idéia era repugnada e rechaçada pelos ultra-ortodoxos.

Surgiu então a figura de um grande rabino que pensava a frente de seu tempo. O rabino Avraham Itzchak HaCohen Kook nasceu em Látvia (1865) e estudou na Ieshivá de Volozhin, sendo aluno do grande rabino Naftali Tzvi Berlin (conhecido como Natziv).

Nenhum comentário:

Postar um comentário