quarta-feira, 1 de maio de 2013

A opinião do Rebe sobre conversão



Tradução livre
Pela Graça de D'us, 5 de Tamuz, 5744 [1984], Brooklyn, NY

Sr. ... Recife, PE, Brasil

Saudações e bênçãos,

Recebi sua carta datada de 28 de junho, na qual confessa-me seu desejo de se converter e tornar-se judeu.

Explica-se freqüentemente que, na verdade, um não-judeu não precisa tornar-se judeu para atingir realização por meio de Torá e mitsvot, porque Ele, que outorgou a Torá com todas suas 613 mitsvot ao povo judeu quando da Revelação no Monte Sinai, deu, ao mesmo tempo, as Sete Leis morais e religiosas básicas para toda a Humanidade. São as intituladas Sete Leis de Nôach, com todas suas ramificações, que foram originalmente doadas aos filhos de Noé, i.e., toda a Humanidade, e que são suficientes para assegurar uma verdadeira sociedade humana e [o sentimento de] realização de cada ser humano. Dessa maneira, não há uma obrigação, por parte de qualquer não-judeu, de assumir a responsabilidade de cumprir a Torá em sua totalidade, com todas as 613 mitsvot, exceto aquelas leis básicas específicas com suas ramificações, conforme mencionado acima.

Utilizando o corpo humano como ilustração, sabe-se que cada membro e órgão tem sua própria função singular no crescimento e desenvolvimento harmonioso de todo o corpo, e esta função é sua razão de ser. Não faz sentido que uma perna, por exemplo, queira tornar-se mão, e assim por diante. Apenas em casos excepcionais há situações em que certos não-judeus têm especial relevância para a conversão, mas isso é muito raro do ponto de vista da Torá.

Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que a conversão é um ato irrevogável, pois uma vez que seja levada a termo conforme as leis da Torá, e alguém torna-se judeu, não pode mudar de idéia depois. Por isso, deve-se abordar este assunto com muita seriedade e sinceridade, e assegurar-se de que este é seu real desejo. Mas, como uma pessoa não pode ser totalmente objetiva por estar envolvida pessoalmente, seria aconselhável que você discutisse o assunto francamente com um rabino ortodoxo, que poderia explicar em detalhes tudo que está envolvido.

Visto que tudo acontece pela Divina Providência, e você escreveu-me sobre o assunto, é meu dever e privilégio alertá-lo para a importância do cumprimento, agora, das Sete Leis de Nôach acima mencionadas, uma das quais enfatiza que se deve ser bom e caridoso com o próximo - não apenas materialmente, como também espiritualmente. Isso significa promover as mencionadas Sete Leis básicas, com todas suas ramificações, entre os não-judeus, tanto em preceito como pelo exemplo, pois nos foi garantido que: "Palavras vindas do coração penetram o coração e serão eficazes", especialmente quando acompanhadas por um exemplo vivo.

Desejando a você sucesso em todo o mencionado acima,

Com bênçãos,

Assinatura do Rebe


FONTE: CHABAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário