terça-feira, 14 de maio de 2013

Procedimento na Colocação, da Mezuzá.


A mezuzá deve ser afixada nas portas da casa o mais cedo possível, pois ela é uma mitsvá que nos dá proteção. No caso de uma casa alugada, ela pode ser colocada até o prazo de 30 dias.

Antes de afixá-las, porém, é aconselhável mandá-las para uma verificação, com um rabino versado (sofêr), para assegurar que elas não têm nenhum erro. Ou seja a mezuzá é composta por Bait (Caixinha aonde se coloca o Klaf, pergaminho) e Klaf (Pergaminho), o que se deve enviar é o Pergaminho! Os Sefaradim tem seu próprio pergaminho e os Askenazim o seu!

Segue aqui o procedimento e bênção ao afixar uma mezuzá.




Cada entrada de uma dependência necessita de uma mezuzá, não somente a porta principal. Em termos gerais, a mezuzá é afixada no umbral direito da entrada do aposento, no final do primeiro terço superior. É aconselhável verificar com um rabino qual o lado correto da porta para afixar a mezuzá, pois há muitos detalhes a serem levados em conta...

"Hoje fomos colocar a mezuzá no gabinete do Prefeito de Tietê Manoel David. Sentimos na cidade o carinho com que o povo o trata." 14-05-2013
 Ricardo Berkiensztat

Lindo é ver um Prefeito Judeu, Vivendo uma vida JUDAICA, na vida publica, Parabéns ao Prefeito Manoel David!

Ao afixar várias mezuzot numa mesma casa, uma só bênção vale para todas.

Antes de afixar a mezuzá, recita-se:

"Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu licbôa mezuzá."

Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou afixar uma mezuzá.

Muitos no final Recitam a Berachá Shehecheiánu:

"Baruch ata Adonai, Elohênu mélech haolam, shehecheiánu vekiiemánu vehiguiánu lazeman hazê."

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário