domingo, 16 de junho de 2013

Conselhos JUDAICOS.



Os dias que não se colocam tefilin ; não se colocam tefilin em shabat , yom tov,[dois primeiros e os dois ultimo dia de pessach , os dois primeiro dias e os dois ultimos dias de sucot ,os dois dias de shabuot , dois dias de rosh hashanáh ,e no dia de yom kippur nesses dias não se colocam tefilin.

Obs: em 9 de AV não se colocam tefilin pela manha no shacharit , ficando assim para a parte da tarde.

Com relação a chol hamoed [dias intermediários de pêssach e sucot ] há diferentes costumes. Os sefaradim e parte dos ashkenazim não os colocam.

O tefilin da mão e o tefilin da cabeça constituem mitsvot independentes, portando se a pessoa que por qualquer motivo tiver apenas um deles [o da mão ou o da cabeça] deverá colocá-lo.

A pessoa que estiver com o braço engessado do músculo para baixo [o músculo bíceps está sem gesso] deve colocar o tefilin em seu local exato com a devida berachá normalmente e as tiras devem ser enroladas em cima do gesso.
Caso o gesso envolva inclusive o músculo , deve colocar o tefilin em cima do gesso , mas sem recitar a berachá .neste caso , os sefaradim farão sobre o tefilin da cabeça a berachá,  baruch.....asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu al mitzváh tefilin. E os ashkenazim farão sobre o tefilin da cabeça duas bênção; baruch..........asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu lehaniach tefilin . e depois a outra bahuch...........asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu am mitsvat tefilin.


[sefer vaani tefiláh cap 03 ] Cordialmente ; benyosséf s´t.

Colocando tefilin ;1 os tefilin podem ser colocados a parti do mesmo horário permitido para recitar o shemá em shacharit [ver tabela de horário] ,2 não se colocam tefilin de noite,3 quem não colocou tefilin durante o dia e lembrou-se depois do por-do-sol e antes das estrelas [periodo denominado de ben hashemashot ] ainda poderá colocar ,4 mesmo que tenha rezado o arvit mais cedo [antes de escurecer] , se ainda não colocou os tefilin e ainda não saíram as estrelas poderá colocá-los agora sem berachá .

[sefer vaani tefiláh cap 3;v 5-6-7-8] Cordialmente ; benyosséf s´t.


 Toda pessoa que vai de manhã e á tarde á sinagoga acaba merecendo vida longa [talmud berachot , 8a]. Cordialmente ; benyosséf s´t.

O sujeito que tem uma sinagoga em sua cidade e não a frequenta [não entrar para rezar nela] é chamado de mal vizinho e causa o exílio dele e de seus filhos [talmud berachot 8a] Cordialmente ; benyosséf s´t.

Obs: Para evitar que os tefilin estraguem-se deve-se evitar de usá-los com cabelos úmidos e não deve-se deixá-los no carro , no porta-malas , porta-luvas , ou mesmo no banco , pois a alta temperatura derrete as letras do pergaminho tornando-o invalido.

"CORRIJA-SE A SI PRÓPRIO PRIMEIRO, DEPOIS CORRIJA OS OUTROS."  
(Provérbio Judaico) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário