quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dica de Leitura, Livro: Judaísmo por Opção ...

Olá amigos e amigas, eu gostaria de deixar hoje a vocês, uma dica de leitura, para pessoas que gostariam de saber sobre a conversão ao JUDAÍSMO, ontem comecei a ler um livro muito gostoso e de fácil leitura, o Livro: Judaísmo por Opção do Rabino Marc. D. Angel.

Indico a Todos os Amigos e Amigas, a todos que querem conhecer mas sobre o Judaísmo, e para aqueles que buscam se converter a Religião Judaica.
Indico para Judeus e não Judeus, Judeus de todas as Linhas do judaísmo, Reformistas, Liberais, Humanistas, Massorti, Conservadores, Ortodoxos, Ultra-Ortodoxos e etc ...

Numa análise instigante e informativa que prende a atenção do leitor, o Rabino Marc D. Angel lança mão de sua vasta experiência como rabino ortodoxo que já acompanhou inúmeros processos de conversão para fazer um apelo. Ao rogar à comunidade ortodoxa que seja mais receptiva aos candidatos à conversão, ele chama a atenção para o fato de que, apesar da crescente oposição verificada ao longo dos últimos 200 anos, a atitude do judaísmo nem sempre foi assim. Angel defende a idéia de que os convertidos sinceros, que de boa-fé desejam se unir ao povo judeu e viver de acordo com a Halachá (a lei judaica), devem ser encorajados e bem recebidos.

Ao examinar os motivos que levam alguém a se converter, ele nos apresenta pessoas que chegaram ao judaísmo por diferentes caminhos. Algumas empreenderam uma longa jornada de mente e espírito; algumas queriam se casar com um parceiro judeu. Outras descobriram sua ancestralidade judaica e outras, ainda, aspiravam viver em Israel, no seio do povo judeu.

Os depoimentos de convertidos das mais diversas origens já deveriam, por si, ser suficientes para convencer os oponentes. Ao apontar evidências históricas, referências talmúdicas e razões sociais para responder à necessidade de converter candidatos segundo as leis do judaísmo ortodoxo (minimizando assim o número de conversões conservadoras ou reformistas, consideradas inválidas pelos ortodoxos), Angel demonstra enfaticamente o caráter urgente da questão e lembra, com propriedade, que o judaísmo permite a conversão.

*   *   *


''A conversão ao judaísmo é um fenômeno crescente e significativo. As decisões tomadas hoje terão impacto duradouro sobre as futuras gerações. O argumento deste livro é que a comunidade ortodoxa deve se empenhar ativamente para ajudar os convertidos a se integrar ao povo de Israel. Mas isto só poderá acontecer se o processo de conversão á luz da Halachá, o único processo válido, se tornar realmente acessível do ponto de vista dos que escolhem este caminho. Os depoimentos contidos neste livro nos ajudam a compreender melhor a gama de desafios enfrentados pelos candidatos mesmo nas trajetórias mais tranquilas, se é que podemos chamar desta forma as jornadas menos acidentadas."
Rabino Marc D. Angel

O Rabino Marc D. Angel é fundador e diretor do Institute for Jewish Ideas and Ideals (www.jewishideas.org), que incentiva o judaísmo ortodoxo intelectualmente vibrante, generoso e inclusivo. Desde 1969 faz parte da histórica Congregação Shearith Israel, a sinagoga espano-portuguesa fundada em Nova York em 1654, onde é Rabino Emérito.

Nascido e criado na comunidade sefaradita de Seattle, seguiu para Nova York para cursar a Yeshiva University, onde recebeu seu B.A., M.S., Ph.D. e foi ordenado rabino. Ele também recebeu um M.A. em Literatura Inglesa do City College de Nova York.

Autor e editor de 29 livros, escreve e faz palestras sobre diversos aspectos da lei, história e cultura judaica. Entre seus livros mais recentes, destacam-se Foundations of Sephardic Spirituality: The Inner Life of Jews of the Ottoman Empire (2006) e Maimonides, Spinoza and Us: Toward an Intellectually Vibrant Judaism (2009), ambos premiados como Finalist Awards pelo National Jewish Book Council. Seu romance The Search Committee (2008) foi aclamado pela crítica. Recentemente, publicou Angel for Shabbat (2010), uma coletânea de pensamentos sobre as porções semanais da Torá, e é o editor da publicação periódica Conversations. Tem disponíveis em português os livros The Essential Pele Yoetz ("Conselhos Extraordinários", Editora Sêfer) e "Os Ritmos da Vida Judaica" (Imago Editora).

O Rabino Angel serviu como presidente do Rabbinical Council of America (1990–1992) e é co-fundador da International Rabbinic Fellowship, uma associação de rabinos ortodoxos modernos. Foi homenageado por diversas instituições, entre elas a Yeshiva University, a Orthodox Union e o New York Board of Rabbis, e é membro da UJA-Federation of New York, da American Sephardi Federation, do Rabbinic Cabinet of Jewish National Fund e do HealthCare Chaplaincy.

É casado com Gilda, tem três filhos e nove netos. 

Como Podem ver é um belo livro escrito por um Rabino que tem muita propriedade no assunto, no mesmo dia que comecei a ler comi 73 páginas deste livro literalmente sendo que o mesmo possui 198 páginas, quase não durmo  pois esta me deliciando num banquete de informações maravilhosas ao ler este livro.








 LIVRO TÃO BACANA, QUE SENTADO NO SOFÁ OU RELAXANDO NO MESMO, É UMA MARAVILHOSA COMPANHIA.

 ATÉ DENTRO DO ELEVADOR, É GOSTOSO DE MAIS APRENDER BOAS COISAS...

TAVA ESPERANDO A ESPOSA, E AI MEUS AMIGOS COMECEI MINHA LEITURA NA ESCADARIA DO PRÉDIO MESMO, SABE COMO SÃO AS NOSSAS AMIGAS MULHERES ... KAKAKAKA...

BOM GALERA RECADO DADO, BORA LÁ LER UM POUQUINHO???

Um comentário:

  1. meu mozinho lindo lendo livros .... que lindo a cada dia se instruindo mais... bjos

    ResponderExcluir