terça-feira, 18 de outubro de 2011

Chaguim - Yom Hazikaron - Rosh Hashanah

Yom Ha'Zikaron - Rosh Ha'Shanah
Dia da Memória - Ano Novo
O Dia do Ano Novo judaico não é apenas uma ocasião de alegria, mas um dia dedicado à Tefilah (oração). É chamado Yom Hazikaron (Dia da Memória) - quando todas as criaturas são julgadas pelo Borêh Olam (Criador do Universo) de acordo com seus méritos.
Devemos lembrar que o Supremo Juiz do Universo é Bondoso e Misericordioso. Seu propósito não é punir. D'us apenas quer que sigamos as Suas Leis e Regulamentos que Ele nos impôs para nosso próprio bem.
Durante o mês de Elul, com a aproximação de Rosh Hashanah, tomamos a resoluta determinação de corrigir qualquer mal feito ou hábito descuidado do passado. Um sentimento toma conta do coração do verdadeiro arrependido, como se removesse um fardo pesado do passado. É o sentimento de poder recomeçar a vida como uma criança recém-nascida, sem máculas nos seus registros. São estes os sentimentos que o judeu traz à sinagoga na primeira noite de Rosh Hashanah. Ele se encontra próximo a D'us, e as orações vêm da sua sincera vontade de retornar ao Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário