terça-feira, 18 de outubro de 2011

Datas Chassidicas.

20 de Cheshvan

Aniversário do Nascimento de Rabi Shalom DovBer


20 de Cheshvan, comemora o aniversário de nascimento do quinto Rebe do movimento Chabad-Lubavitch, Rabi Shalom DovBer Schneersohn (conhecido pelo acrônimo Rashab), nasceu a 5621 (1860).


22 de Cheshvan

Aniversário do Nascimento de Rabi Shalom DovBer


O quinto Rebe, Rabi Shalom DovBer Schneersohn (conhecido pelo acrônimo Rashab), nasceu a 20 de Cheshvan de 5621 (1860).
Após o falecimento de seu pai, Rabi Shmuel de Lubavitch, em 1882, Rabi Shalom DovBer assumiu a liderança do movimento. Durante os próximos 38 anos, ele escreveu e pronunciou cerca de 2.000 maamarim, discursos chassídicos, incluindo o famoso hemshechim (discursos em série) que contêm sua profunda abordagem do chassidismo de Chabad. Em 1897, ele estabeleceu a yeshivá Tomchei Temimim em Lubavitch, a primeira instituição de ensino judaico a integrar o "corpo" (estudos legais e talmúdicos) e a "alma" (estudos filosóficos e místicos) da Torá num todo coeso e vivo. Foi através da forma singular de educação e estudo de Torá que surgiram os "Temimim" – o exército de portadores de tochas instruídos, inspirados e devotados que, nas décadas que viriam, dariam literalmente a vida para manter o Judaísmo vivo sob o governo soviético.
Em 1915 Rabi Shalom DovBer foi forçado a deixar Lubavitch devido à aproximação da Primeira Guerra Mundial, e estabeleceu-se em Rostov Sobre o Don, ao sul da Rússia. Em seus anos finais, ele começou a heróica batalha – levada adiante sob a liderança de seu filho e sucessor, Rabi Yossef Yitschac Schneersohn – contra os esforços do novo governo comunista para destruir a fé judaica. Rabi Shalom DovBer faleceu em Rostov em 1920.


22 de Cheshvan
22 de CheshvanAniversário do Nascimento de Rabi Shalom DovBer
Rabi Shalom Dovber Schneersohn - O Rebe Rashab
Rabi Shalom Dovber Schneersohn - O "Rebe Rashab"20 de cheshvan, 5621 (1860) - 2 de Nissan, 5680 (1920)

Nenhum comentário:

Postar um comentário