domingo, 9 de outubro de 2011

Revista “O Globo” destaca nova sede de sinagoga sefaradi em SP


Primeira página da matéria da Revista "O Globo". Reprodução.

Em matéria de três páginas, com diversas fotos e imagens, a Revista “O Globo”, suplemento dominical do jornal homônimo, destacou em sua edição de 22 de agosto a construção da nova sede da sinagoga Ohel Yaacov, em São Paulo.

O repórter Gilberto Scofield Jr. entrevistou o rabino Samy Pinto e o vice-presidente da sinagoga, Abramo Douek, que informou que o novo prédio abrigará também um espaço cultural e um auditório, para que se possam debater tanto a cultura judaica como a brasileira.

Os judeus sefaradis são aqueles cujos ancestrais eram originários da Península Ibérica. Sefarad, em hebraico, significa Espanha. A Ohel Yaacov foi fundada em 1924 e é uma das mais antigas sinagogas do Brasil. Sua nova sede será inaugurada no segundo semestre de 2011 e está localizada à Rua Cravinhos, no bairro do Jardim Paulistano.

Silvio Santos está contruindo sinagoga em SP

Sinagoga de Silvio Santos será aberta em 2011 em SP

A nova sinagoga Ohel Yaacov está sendo construída na rua Cravinhos, no Jardim Paulistano, zona Sul de São Paulo. A antiga sinagoga ficava no centro da cidade e foi demolida por uma incorporadora. Com a degradação do centro paulistano, o local foi perdendo frequentadores e importância até que o grupo Silvio Santos fez oferta para comprar o terreno - o objetivo era a construção de um shopping, que depois foi trocado para um conjunto residencial, mas que não saiu do papel. As informações são do jornal Estado de São Paulo.

A relação de Silvio com a sinagoga é antiga. O apresentador tinha uma cadeira etiquetada com seu nome verdadeiro, Senor Abravanel, para assistir os cultos do templo. Foi Silvio que encontrou o terreno na rua Cravinhos para a construção da nova sede - que agora terá 2.737 metros quadrados, uma sinagoga para 580 pessoas, outra menor para 100 pessoas, e um salão de festas para 500. "Ele nos ajudou a comprar o novo endereço, além de pagar um preço simbólico pelo outro terreno, e deu o pontapé inicial na reconstrução", diz o rabino Samy Pinto. "Já concluímos 70% da obra, mas ainda há muito trabalho pela frente. A nova Ohel Yaacov não será apenas um templo para orações, mas também um centro cultural para o contato com as artes. Queremos trazer os jovens de volta".



Fonte: Conib

Nenhum comentário:

Postar um comentário