segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Shabat

Segundo a crença judaica, o shabat constitui o sétimo dia da semana, em que se celebra a fé em D'us, no seu papel pleno de criador. Após a criação do mundo em seis dias, Ele descansou e nos dias de hoje, pede o mesmo de Seu povo.

A proposta do shabat dentro da crença judaica é de descanso, distanciamento e afastamento das tarefas cotidianas. Um momento de maior proximidade com a fé e consigo mesmo.

Só são executadas no shabat as tarefas voltadas para o próprio shabat. São elas:

Nerot: as velas de sexta-feira à noite

Duas ou mais velas são acesas ao cair da tarde de sexta-feira, onde tudo já deve estar pronto para o shabat: casa arrumada, mesa posta, todos os integrantes da família em casa e devidamente prontos para a ocasião. Acender as velas marca o início do shabat.

Kiddush: santificação

Todas as comemorações judaicas têm por finalidade o resgate da fé. O shabat não é diferente. A primeira bênção do shabat é feita com um cálice de vinho, representando além da própria bênção, a santificação por si só e o valor do trabalho do próprio D'us, que construiu o mundo em seis dias e descansou no sétimo.

Leitura da Torá:

A manhã de Sábado consiste na ida à Sinagoga para leitura da Torá, que é dividida em partes para leitura contínua durante este período.

Seudah: confraternização

O shabat compreende o encontro com Deus e o encontro com pessoas amigas; por isso, existe também esta socialização no decorrer do Sábado. Em média, três refeições são feitas neste propósito.

Havdalah: separação

Consiste na última cerimônia ao final do Sábado. A lembrança constante da razão principal do shabat, que é a separação do mundo, do dia-a-dia, para um encontro com Deus.

Mais uma vez fica nítida a relação do judeu frente ao tradicionalismo, que garante a manutenção de seus valores específicos para a propagação e conservação de sua cultura para as próximas gerações. Uma característica de princípios familiares, culturais e educacionais, centrados na religiosidade.

Referências Bibliográficas:

Symbols of Judaism. Assouline Publishing, Paris, 2000

WOOL, Danny e YUDIN, Yefim (Chaim). O Ano Judaico Ilustrado. São Paulo, Sêfer Editora e Livraria, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário