sábado, 8 de outubro de 2011

Dicas Úteis Culinária!


Dicas úteis

Arroz bem soltinho

Lave o arroz e deixe escorrer por cerca de uma hora. Use 2 xícaras de chá de água para cada xícara de chá de arroz. Adicione 1 colher de sopa de vinagre no cozimento e o arroz não empapará.

Batatas fritas e crocantes
Descasque as batatas e deixe de molho em água com vinagre.
Depois seque bem e frite.

Claras que sobram
Coloque-as em formas de gelo e deixe no congelador.

Fritura sem cheiros
Adicione um ramo de salsa ao óleo de fritura assim que comece aquecer.

Odor do refrigerador
Deixe um recipiente com pó de café dentro da geladeira.

Ovos
Antes de usar ovos crus verifique-os, abrindo sobre um copo ou um prato, certificando-se de que não existe nódoa de sangue. Um ovo que contenha, nem que seja a menor nódoa de sangue, não é casher e não pode ser aproveitado. O copo ou o prato no qual foi aberto deve ser bem lavado com água fria. Se, por acaso, acontecer de um ovo desses ser aberto sobre uma frigideira quente, ela deve ser casherizada.Por isso, é absolutamente indispensável a verificação dos ovos antes do seu uso. Em um ovo cozido, a nódoa de sangue aparece em cor marrom ou preta sobre a clara, diferente do ovo cru, quando se vê o sangue na gema.

Rachadura
Para prevenir rachaduras enquanto os ovos cozinham, deixe-os ficar na temperatura ambiente antes de cozinhá-los.
Um ovo rachado pode ser cozido se antes for embrulhado em papel alumínio.

Cortando Ovos
Para fatiar um ovo duro, mergulhe antes a faca em água; assim a gema não desfarelará.

Testando o Ovo
Se você não se lembra se o ovo já foi cozido ou não, gire-o.
a) se girar com dificuldade está cru; b) se girar um pouco e vagarosamente, está mole; c) se girar rapidamente, está duro.

Separando os ovos
As claras e as gemas se separam com maior facilidade quando estiverem em temperatura ambiente.
Portanto, retire os ovos da geladeira algumas horas antes de usá-los.

Claras
Para maior crescimento, deixe as claras ficarem em temperatura ambiente por algumas horas, antes de batê-las em neve.

Ovos Cozidos
Ovo Duro

Coloque os ovos na panela. Cubra com bastante água, deixando-os sempre cobertos de água enquanto fervem. Adicione sal (opcional) e ferva.

Diminua o fogo e cozinhe por 6-7 minutos. Imediatamente, lave-os com água fria e deixe-os mergulhados por mais alguns minutos. A água fria ajuda a descascar mais facilmente.

Ovo Mole
Ferva como o ovo duro, mas somente por 2 a 4 minutos. Lave com água fria.
Faça um pequeno furo na parte de cima da casca do ovo e esvazie-o na xícara (de chá) ou no prato.

Alimentos saudáveis

Acerola
Fruta rica em vitamina C , reforça o sistema imunológico. Por conter antioxidantes, ajuda a neutralizar os radicais livres, prejudiciais às células.

Alho

Fonte de alicina e com vitaminas (A1, B2, B6, C), estimula a resposta imunológica, prevenindo gripes e resfriados comuns no inverno. Além disso é expectorante, sendo indicado seu consumo em casos de bronquite, tuberculose, pneumonia e asma.

Gengibre

Com sabor acre e quente, tem ação anti-séptica, reduzindo a inflamação e a dor, além de aliviar a congestão nasal e cólicas menstruais.

Granola

Alimento energético, rico em fibras e sais minerais. Auxilia no controle do colesterol e favorece o bom funcionamento do intestino. É uma opção energética saudável, já que no inverno o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido.

Leite fermentado

Por ser fonte de probióticos, recupera a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.

Mel

Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e substâncias (inibina) que agem como antibióticos naturais. Tem ação bactericida e anti-séptica. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados é coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Além de agir beneficamente sobre a flora intestinal devido à ação prebiótica.

Shitake e Shimeji

Com poucas calorias são boas fontes de proteínas e lentinana, molécula antioxidante que reforça a resposta imunológica e auxilia também no combate a tumores.

Suco de Uva / Vinho sem Álcool

Fonte de polifenóis e resveratol, potentes antioxidantes que estimulam o sistema imunológico, aumenta a resistência do organismo a gripes, viroses e infecções. O suco que possui valor calórico menor do que as bebidas alcoólicas, permite adaptações em receitas típicas da estação como Vinho Quente e Quentão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário