terça-feira, 18 de outubro de 2011

SHOFAR


O que é?
Você já pensou alguma vez que o Shofar é um dos instrumentos de sopro mais antigos usados pelo homem? Somente o Ugav - flauta de pastor, na Bíblia - o iguala em idade (de acordo com algumas opiniões), mas não tem função de serviço Divino nos dias de hoje.
O Shofar, porém, é o mesmo que aquele usado há milhares de anos. Durante história da humanidade foram inventados instrumentos novos, abandonados os velhos e somente nos museus poderemos encontrar uma flauta antiga.
Não é digno de admiração que ainda nos apeguemos ao antigo Shofar?
Naturalmente, se você considerar o Shofar como um "instrumento musical" não tem grande valor. O Shofar não produz sons delicados como o clarim moderno, a tormbeta ou outro instrumento de sopro.
Mas, para nós, o Shofar não é um instrumento "musical"; não é usado por prazer ou divertimento. Longe disto; tem um sentido muito mais profundo. É um chamado para o arrependimento, avisando a chegada dos Dez Dias de Arrependimento, que começam com Rosh Hashanah e culminam com Yom Kippur.
Ele nos lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abraão) no lugar de Yitzchak (Isaque) através da história da Akedá (amarração de Yitzchak), lida no 2° dia de Rosh Hashanah. Orgulhamo-nos de ser descendentes de Avraham e Yitzchak e por ter herdado algo de sua lealdade e devoção completas a D'us.
D'us não poderia ter ficado irado com os filhos de Avraham, Yitzchak e Yaakov (Jacó) que, à sua época, foram os primeiros e únicos a proclamar e santificar Seu Nome no mundo. Concluímos que a verdadeira devoção à Torá e a D'us, inspirados em nosso patriarcas, significa estarmos preparados para fazer sacrifícios e ser completamente abnegados. Sabemos que milhares e nossos irmãos enfrentaram a morte com coragem para santificar o Nome de D'us, como Avraham e Yitzchak o fizeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário