domingo, 9 de outubro de 2011

Homenagem ao Rabino Henri I. Sobel.

Henry I. Sobel (Lisboa, 9 de janeiro de 1944), rabino norte-americano; ex-presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista (CIP), afastou-se formalmente em outubro de 2007.

Nascido em Portugal, ainda na primeira infância sua família estabeleceu-se em Nova York, onde formou-se rabino em 1970. Neste mesmo ano, Sobel recebeu e aceitou o convite para ser rabino na CIP e se radicou no Brasil. Henry Sobel é casado com Amanda e tem apenas uma filha, Alisha, nascida em 1983. Tradicional defensor dos direitos humanos no Brasil, enquanto liderou a CIP, Sobel se tornou um porta-voz da comunidade judaica no Brasil. Sua atuação levou o rabino a ser considerado uma das maiores lideranças religiosas do país.Também estabeleceu uma ponte entre as religiões cristãs e o judaísmo, participando de inúmeros cultos e eventos ecumênicos.

sobel2peq1




Henry Sobel

Henry Sobel (Lisboa, 9 de janeiro de 1944) é um rabino norte-americano radicado há 37 anos no Brasil, onde foi presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista (CIP) até outubro de 2007, quando afastou-se formalmente.

Ainda na primeira infância sua família estabeleceu-se em Nova Iorque, onde formou-se rabino em 1970. Henry Sobel é casado e tem uma filha, Alisha, nascida em 1983.

Vida no Brasil

Em 1970, pouco depois de se formar, Sobel recebe e aceita o convite para ser rabino na CIP e se radica no Brasil; ele teve ao seu lado, na Congregação, os rabinos Michel Schlesinger e Yehuda Busquila.

Foi defensor dos direitos humanos no Brasil e recusou-se a enterrar o jornalista Wladimir Herzog na ala de suicidas do Cemitério Israelita, por não acreditar na versão oficial da Polícia da época.

Enquanto liderou a CIP, Sobel se tornou um porta-voz da comunidade judaica no Brasil. Sua atuação levou o rabino a ser considerado uma das maiores lideranças religiosas do país.Também estabeleceu uma ponte entre as religiões cristãs e o judaísmo, participando de inúmeros cultos e eventos ecumênicos.

Apesar de morar no Brasil há mais de três décadas, Sobel preserva um característico sotaque estrangeiro, tipicamente norte-americano e que lembra a voz do ator Michael Douglas, por esse motivo, tem sido objeto de paródias de humoristas.

Projeto "Brasil: Nunca Mais"

Junto ao arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e ao pastor presbiteriano Jaime Wright, participou de maneira destacada no projeto secreto de reunir toda a documentação da ditadura militar brasileira, que resultou em 1985 na publicação do livro "Brasil: Nunca Mais" – um marco na história dos direitos humanos no país, em que a tortura e os torturadores são expostos com base no farto material reunido.

Autobiografia

Em março de 2008, Henry Sobel lançou uma temerária auto-biografia com o título Um Homem, Um Rabino, onde retrata ambiguamente passagens de sua vida, incluindo um problema pessoal que teve. O livro tem prefácio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Família

Henry Sobel é casado e possui uma única filha: Alisha Sobel, nascida em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário