quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SERÁ SILVIO SANTOS DESCENDENTE DO REI DAVI (VELHO TESTAMENTO)? #religião #história




Todos sabemos que o Sr. Silvio Santos é judeu e o seu sobrenome verdadeiro é ABRAVANEL. A principio esse fato não teria a menor significância uma vez que, o apresentador e dono de TV, é bem mais conhecido, pelo seu apelido do que pelo seu nome de nascença.Pois, pasmem vocês, que o seu sobrenome é muitíssimo famoso entre os judeus, principalmente entre os sefaraditas. Diria até que Silvio Santos é descendente de uma família das mais destacadas do período áureo do desenvolvimento da Península Ibérica, o SEFARAD. Nenhum relato da vida judia na Espanha e em Portugal estaria completo se não incluísse, no mesmo, as aventuras da família Abravanel, uma das mais interessantes de toda a historia do judaísmo.




Mesmo frente aos maiores infortúnios, durante quase dois séculos, os seus talentosos membros passaram intactos, de uma geração para outra, de maneira notória. Os Abravanel, segundo relatos, fazem parte de uma família muito antiga que dizem ser ancestrais do Rei David. O primeiro dos membros de que se tem noticia, e que surgiu no século Quatorze, foi JUDAS DE SEVILHA que era guarda-roupa do rei. O seu filho SAMUEL chegou a ser um dos homens mais ricos do reino de Castilha. Foi empregado do Rei Henrique II e utilizado em varias empreitadas importantes que lhe deram fama como hábil negociador. No terrível ano de 1391, por causa das conversões obrigatórias, ditadas pela Inquisição, Samuel foi obrigado a chamar-se de Juan de Sevilha. Porém, mais tarde, voltou à fé dos seus antepassados quando conseguiu emigrar para Portugal deixando para trás todos os seus bens. JUDAS, o seu filho tratou de recuperar a fortuna perdida pela família na Espanha, aproveitando as inúmeras oportunidades que surgiam ligadas às viagens marítimas, comandadas, à época, pelo líder máximo das navegações, o Infante Don Henrique. Judas Abravanel, através dos seus negócios e das suas ligações, chegou a ser tesoureiro do irmão do Rei D. João de Portugal. Foi ele que administrou fundos para as muitas viagens de exploração e até para as guerras contra os mouros.

O filho dele, ISAAC, foi predestinado a ser o mais famoso de todos os Abravanel. Isaac foi educado cuidadosamente pelos melhores professores da época. Sua mente era clara e penetrante e, aos vinte anos, já escrevia sobre difíceis assuntos filosóficos.Em pouco tempo, passou a servir, ao Rei de Portugal, Afonso V, como tesoureiro. Mesmo nessa posição, jamais esqueceu dos infortúnios de seu povo ajudando a todos que pediam o seu auxílio. Teve que fugir, mais tarde, de Portugal com a chegada de um novo Rei, contra o qual conspirara, perdendo a sua fortuna . Foi viver em Toledo, na Espanha. Nesse meio tempo, aos poucos, através de negócios bem sucedidos e dos seus contatos, voltou a enriquecer e tornou-se tesoureiro dos poderosos soberanos espanhóis Fernando e Isabel, os reis católicos. E, como todos sabem, por esses dias, a vida na Península Ibérica não estava fácil para os os hebreus! Mesmo os marranos, judeus convertidos, eram queimados em praças publicas e perseguidos pela Inquisição. Abravanel, comprovadamente, fez todo o possível para auxiliar aos seus irmãos de sangue. A sua infatigável vontade de ajudar ao seu povo perseguido, humilhado e caluniado, é um marco inesquecível na longa vida do judaísmo. Além disso, é preciso ressaltar-se a sua grande capacidade política e administrativa, o que o tornou admirado por toda a população européia. Na corte dos reis espanhóis, incrivelmente, havia um judeu, Isaac Abravanel, que por sua inteligência e sagacidade, conseguiu manter-se firme em seu posto de tesoureiro real. Quando, em 1492, Torquemada, o terrível inquisidor, exigiu, aos seus soberanos, que expulsassem os judeus da Espanha, foi Abravanel, o qual como membro da corte estava imune à expulsão, que, numa última e desesperada tentativa para dissuadir os reis de sua discriminadora intenção, ofereceu, aos mesmos, trinta mil ducados, recolhidos entre os judeus mais ricos da região.

Um suborno perigoso como uma última "cartada"  para salvar os seus. Infelizmente, com o fracasso da tentativa, teve, ele mesmo, que seguir o destino dos demais. Embarcou para Nápoles onde, com o prestigio que o precedia, conseguiu asilo. Logo ganhou a completa confiança do Rei Fernando I e, um ano depois, tornava-se o tesoureiro do Estado Napolitano. Mas as dificuldades de Abravanel não terminariam por aí. Dois anos depois, Nápoles foi invadida pelos franceses. O Rei Fernando, acompanhado do seu ministro das finanças, fugiu para a Sicília onde veio a falecer. O resoluto judeu então, rumou para Veneza. Lá, ingressou no governo Veneziano, já com idade avançada, e serviu em vários postos diplomáticos importantes. Alguns dos seus filhos equivaleram-se ao talento paterno. JUDAS LEON, chegou a ser médico privado do capitão-general espanhol Gonzalo de Córdoba, com quem serviu, como Vice-Rei de Nápoles, depois que foram expulsos os franceses. Fugindo da Inquisição, Leon emigrou para Veneza onde escreveu os seus belos  DIÁLOGOS DE AMOR, considerados, pelos críticos, como o mais refinado da literatura do período renascentista.



Finalmente, o filho mais jovem de Isaac, SAMUEL ABRAVANEL, que permaneceu em Nápoles depois da partida do pai, destacou-se por sua cultura e pelo conhecimento profundo de ciências. Foi tesoureiro do vice-rei espanhol e dono de uma imensa fortuna. Quando o Imperador Carlos V tomou posse de Nápoles, introduzindo, por sua vez, as degradantes restrições aos judeus, Samuel preferiu o desterro em Ferrara, onde morreu pouco depois. E com Samuel oficialmente terminaram os membros famosos da família Abravanel Porém, os descendentes continuaram uma tradição de ciência e de serviço publico como é o caso do nosso Abravanel mais conhecido, o Silvio Santos, líder brasileiro em comunicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário